Oi, gente, tudo bom, beleza, que ótimo, então vambora, que eu tô com pressa quero terminar logo com isso, então vamos lá. Maus! É que hoje, como sempre, estou um tiquinhonhozinhinho assim de pressa (mentira descabelaaaaaada, nem cabeluda é, eu falo ao contrário). Essa é a nosa última postagem da sequência, por isso quero terminar logo. Bem, então vamos lá, vou pesquisar aqui primeiro sobre os computadores e... Ah, calma, eu tô muito apressaDInha (mentira cabeluuuuuda, agora eu falo de outro jeito, eu sou doida mesmo). Primeiro vou falar o que vim fazer aqui: vim postar sobre o Mundo Virtual Digital e sobre computadores e internet. Bem, agora sim, vou pesquisar na Wikipédia, o site PREFERIDO dos professores (oh como é, até analfabeto pode escrever lá! Hoje eu não tô nem um pouquinho irônica, né? Acabei de ser). Bem aqui diz:
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles: armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.
John Napier (1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard, sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.
A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França. O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.
E a Internet? O que é (Agora que dá ainda mais vontade de lhe arrebentar a fuça!)?
A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.
A origem da rede mundial de comunicações, como também é conhecida, ocorreu na área militar. O lançamento soviético do Sputnik causou como consequência a criação americana da Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), conhecida como ARPA, em fevereiro de 1955, com o objetivo de obter novamente a liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a Guerra Fria. A ARPA criou o Information Processing Techniques Office (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações - IPTO) para promover a pesquisa do programa Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano pela primeira vez. Joseph Carl Robnett Licklider foi escolhido para liderar o IPTO.
Licklider se transferiu do laboratório psico-acústico, na Universidade de Harvard, para o MIT em 1950, após se interessar em tecnologia de informação. No MIT, fez parte de um comitê que estabeleceu o Laboratório Lincoln e trabalhou no projeto SAGE. Em 1957, tornou-se o vice-presidente do BBN, quando comprou a primeira produção do computador PDP-1 e conduziu a primeira demonstração de tempo compartilhado.
No IPTO, Licklider se associou a Lawrence Roberts para começar um projeto com o objetivo de fazer uma rede de computadores, e a tecnologia usada por Robert se baseou no trabalho de Paul Baran, que havia escrito um estudo extenso para a Força Aérea dos Estados Unidos recomendando a comutação de pacotes ao invés da comutação de circuitos para tornar as redes mais robustas e estáveis. Após muito trabalho, os dois primeiros elos daquele que viria a ser o ARPANET foram interconectados entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI (que viria a ser o SRI International), em Menlo Park, Califórnia, em 29 de outubro de 1969. O ARPANET foi uma das primeiras redes da história da Internet atual.
Após a demonstração de que a ARPANET trabalhava com comutações de pacotes, o General Post Office, a Telenet, a DATAPAC e a TRANSPAC, trabalharam em colaboração para a criação da primeira rede de computador em serviço. No Reino Unido, a rede foi referida como o Serviço Internacional de Comutação de Pacotes (IPSS).
Este sistema garantia a integridade da informação caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões. O curioso é que raramente a rede sofreu algum ataque inimigo. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, certificou-se que esse sistema realmente funcionava, devido à dificuldade dos Estados Unidos de derrubar a rede de comando do Iraque, que usava o mesmo sistema.
O X.25 era independente dos protocolos TCP/IP, que surgiram do trabalho experimental em cooperação entre a DARPA, o ARPANET, o Packet Radio e o Packet Satellite Net Vinton Cerf e Robert Kahn desenvolveram a primeira descrição de protocolos TCP em 1973 e publicaram um artigo sobre o assunto em maio de 1974. O uso do termo "Internet" para descrever uma única rede TCP/IP global se originou em dezembro de 1974, com a publicação do RFC 6, a primeira especificação completa do TCP, que foi escrita por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford. Durante os nove anos seguintes, o trabalho prosseguiu refinando os protocolos e os implementando numa grande variedade de sistemas operacionais.
A primeira rede de grande extensão baseada em TCP/IP entrou em operação em 1 de janeiro de 1983, quando todos os computadores que usavam o ARPANET trocaram os antigos protocolos NCP. Em 1985, a Fundação Nacional da Ciência (NSF) dos Estados Unidos patrocinou a construção do National Science Foundation Network, um conjunto de redes universitárias interconectadas em 56 kilobits por segundo (kbps), usando computadores denominados pelo seu inventor, David L. Mills, como "fuzzballs". No ano seguinte, a NSF patrocinou a conversão dessa rede para uma maior velocidade, 1,5 megabits por segundo. A decisão importantíssima de usar TCP/IPDARPA foi feita por Dennis Jennings, que estava no momento com a responsabilidade de conduzir o programa "Supercomputador" na NSF.
A abertura da rede para interesses comerciais começou em 1988. O Conselho Federal de Redes dos Estados Unidos aprovou a interconexão do NSFNER para o sistema comercial MCI Mail naquele ano, e a ligação foi feita em meados de 1989. Outros serviços comerciais de correio eletrônico foram logo conectados, incluindo a OnTyme, a Telemail e a Compuserve. Naquele mesmo ano, três provedores comerciais de serviços de Internet (ISP) foram criados: a UUNET, a PSINet e a CERFNET. Várias outras redes comerciais e educacionais foram interconectadas, tais como a Telenet, a Tymnet e a JANET, contribuindo para o crescimento da Internet. A Telenet (renomeada mais tarde para Sprintnet) foi uma grande rede privada de computadores com livre acesso dial-up de cidades dos Estados Unidos que estava em operação desde a década de 1970. Esta rede foi finalmente interconectada com outras redes durante a década de 1980 assim que o protocolo TCP/IP se tornou cada vez mais popular. A habilidade dos protocolos TCP/IP de trabalhar virtualmente em quaisquer redes de comunicação pré-existentes permitiu a grande facilidade do seu crescimento, embora o rápido crescimento da Internet se deva primariamente à disponibilidade de rotas comerciais de empresas, tais como a Cisco Systems, a Proteon e a Juniper, e à disponibilidade de equipamentos comerciais Ethernet para redes de área local, além da grande implementação dos protocolos TCP/IP no sistema operacional UNIX.
Bom, agora, acho eu que vou dar algumas dicas para vocês, não é? Bem, primeiro, vou dar algumas dicas de Sites bem legais:
2° Lugar: YouTube
3° Lugar: Wikipédia
4° Lugar: MSN
5° Lugar: Ig
6° Lugar: Uol
7° Lugar: Yahoo! e Yahoo! Respostas
8° Lugar: Terra
9° Lugar: Diário do Grande ABC - Site
10° Lugar: Liro - Editora Livre
2° Lugar: Papa Jogos
3° Lugar: Jogos Jogos
4° Lugar: Barbie.com
5° Lugar: Iguinho
6° Lugar: Club Penguin
7° Lugar: Mundo Gaturro
8° Lugar: Migux
9° Lugar: Mundo do Sítio do Pica-Pau Amarelo
10° Lugar: Nitrome
Agora, aqui vão alguns blogs e dicas de o que eles falam:
1° Lugar: Mundo da Informação
2° Lugar: Portal Animal
3° Lugar: Autônomos
4° Lugar: Notícias 10
5° Lugar: Club Penguin Granizo News
6° Lugar: Club Penguin Premium
7° Lugar: Sobre tudo um Pouco
8° Lugar: Páginas Paggi
9° Lugar: Vamos Simplesmente Ler
10° Lugar: Blog do Diarinho
Em primeiro temos o nosso blog (sem comentários, mas siga-o, por favor). Em segundo temos o Portal Animal, meu blog, entrem: http://portaldoanimal.blogspot.com.br/. Fala de animais, entrem (e sigam). Em terceiro lugar temos o blog Autônomos. É do grupo de professores do meu pai, link: http://grupomapsp.blogspot.com.br/. Em quarto lugar temos o Notícias 10, o blog de Notícias do Guilherme Amaral, da minha escola e sala. Link: http://blogdasnoticiasdez.blogspot.com.br/. Em quinto lugar temos o blog Club Penguin Granizo News e em sexto, o Club Penguin Premium que falam sobre um jogo viciante, o Club Penguin. Em sétimo lugar temos o blog Sobre Tudo um Pouco, que fala, como o título, de tudo um pouco. Link: http://sobretudoumpouco.blogspot.com.br/. Em oitavo lugar temos o Páginas Paggi, o blog da minha antiga escola. Link: http://paginaspaggi.blogspot.com.br/. Em nono lugar temo o Vamos Simplismente Ler, também da diretora de minha antiga escola, link: http://www.vamossimplesmenteler.blogspot.com.br/. Em décimo lugar temos o famoso blog do Diarinho, e aqui está o link desse blog para as crianças organizado pelos editores do Diário do Grande ABC: http://blogdodiarinho.blogspot.com.br/.
Essas foram minhas dicas da Internet e até a próxima, no nosso blog (finalmente terminei toda a sequência que vocês me pediram!):
Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua mão.