Páginas

sábado, 25 de maio de 2013

100 postagens!!!

Oi, gente!!! Estes últimos tempos completamos um recorde que não é para poucos: 100 postagens!!! 100 postagens em menos de dois anos já é um grande progresso, mas é claro que deu um trabalho danado! Minhas postagens, como vocês sabem, são gigantérrimas e bem detalhadas, então até dá preguiça de fazê-las de tanto trabalho que me dá. Mas eu continuo fazendo tudo isso que sempre faço, que é tentar manter o blog atualizado, postar coisas novas e diferentes, tentar proporcionar uma maior interatividade e simplesmente postar e conseguir fazer 100 postagens completas e super legais!!! São tantas postagens, tantas informações, tantas coisas, assuntos, temas, imagens, vídeos, frases marcantes, experiências trocadas, comentários tanto meus quanto de vocês, elogios e críticas da parte de vocês, que eu até esqueço que coisas eu já postei. Só sei que dá para ter certeza que são muitas coisas.


O número de Marcadores, que basicamente são uns trequinhos que ajudam a catalogar e separar em categorias as postagens, está cada vez mais aumentando, porque eu faço questão de deixar todas as postagens com um marcador ao menos. 



Mas é isso, eu fiquei muito contente quando percebi que tinha atingindo 100 postagens e quis fazer uma postagem bacana para comemorar, né?



Bem, agora eu queria fazer uma coisinha: mostrar as nossas melhores postagens até hoje. Vai ser difícil, mas será bem legal. Lá vai:




Pauta de Reivindicações da Greve dos Professores Estaduais 2013



Oi! Se você ainda não viu na TV, jornais, rádio ou qualquer coisa da mídia falando sobre a greve dos professores que está acontecendo aqui no estado de São Paulo, que bom que pelo menos um veículo de comunicação (o meu) vai te informar sobre isso. O fato é que a mídia nunca ia fazer divulgação pro povo sobre a greve, e se abrir a boca vai falar coisa ruim sobre os professores.




Como Criar um Blog!


Vou ensiná-los como criar um blog e usá-lo direitinho. Nos comentários você ainda pode passar seu nome ou apelido e o endereço do seu blog para eu poder dar uma olhada básica. Vamos lá, então?



Alimentação Saudável - Parte Final

Estamos na tão esperada segunda postagem sobre Alimentação Saudável e que vai ser a mais longa e mais legal dentre as três (porque a de introdução também conta). Que tal? Querem começar logo e aprender mais? Ótimo, porque eu também quero. Lá vai:



Alimentação Saudável - Parte 1

Oi!

Vamos começar logo isso aqui da Alimentação Saudável? Então taí:



Um ovo para você, quinze para mim!

Oi gente esfomeada que quer doooooceeeeeee!!!!

FELIZ PÁSCOA E COMAM TODO O CHOCOLATE QUE CONSEGUIREM!!!!!


Voto Nulo

Olá, tudo beeem (com tom de Paulo Henrique Amorim)? 

Sou eu aqui, Clarice na área e vim hoje falar de um assunto importante. São as eleições. Você sabe o que é eleição, não? Com certeza o que você sabe é que eleição é um negócio de adultos chatos que tem a ver com política. E política tem a ver com político. E político tem a ver, em consequência, com roubo, furto, dinheiro desviado. Ou seja, corrupção. Essa é a categorização da palavra "política" e da palavra "eleição" hoje em dia. A eleição, na verdade, era para ser uma coisa bem diferente. Tá certo que é mesmo um negócio chato de adultos, mas é muito importante. Além da política, das eleições, dos políticos e da nova palavra para o seu vocabulário, corrupção, tem também o voto. E o que é o voto? É o que os seus pais fazem no dia da eleição. Esse voto é que mostra o poder da decisão do indivíduo que escolher seu candidato na urna. Mas não pode só votar em qualquer um não. Você pode também votar branco ou nulo, o que faz com que seu voto não seja contado na hora que for eleito um novo prefeito, presidente e etc. Quer saber mais sobre esse universo mágico da política que tanto te entedia mas que pode ser bastante interessante? Leia mais!


Descobrimento do Brasil - Dia 19 de Abril, Dia do Índio, é todo dia! - Primeira Parte

Oi galerinha! Sou eu de novo, Dj Clarissia, como sempre arrebentando para conseguir postar tudo que preciso. Eu já estou devendo duas postagens para vocês, e com esta aqui eram três postagens devedoras. Mas estou tentando e fazendo o possível para conseguir postar tudo na data certa


Descobrimento do Brasil - Dia 19 de Abril, Dia do Índio, é todo dia! - Segunda Parte

Oi gente! Na antiga postagem deste tema, algo aconteceu no computador e eu não pude continuar a escrever sobre o tema. Por isso, caros amigos, vou postar aqui a continuação, ok? Espero que gostem, vamos logo, antes que dê mais algum problema aqui!

Quer ver uma reportagem da revista Veja? É muito legal! Fala sobre o Descobrimento do Brasil e eu a encontrei junto com umas dicas de atividades de sala de aula, que estavam relacionadas ao tema do Descobrimento do Brasil, ainda no Smart Kids. Taí a reportagem:

Fim de uma história molhada... e divertida!!!

Olá, senhoras e senhores!

Hoje é um dia muito triste, porque fecharam o Migux hoje! Para quem não sabe, Migux é um jogo muito legal que fechou hoje. Era para ter fechado ontem, mas por conta de um atraso, fechou só hoje. Querem ver a última postagem que o Migux deixou em seu Blog oficial? Lá vai:



Tá bom demais, né? Nossa, quantas postagens eu coloquei aqui? Um montão!!! Então até mais, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.

Fala que eu te escuto 2

Oi!!!! Eu sei que quase ninguém respondeu o primeiro, mas eu fiz outro questionário para vocês, então tá aí, respondam por favor, não se preocupem porque, como da outra, vez, eu NÃO vou colocar seus dados pessoais, como nome completo (só o primeiro ou o segundo também se o nome for muito comum), e-mail ou sexo. Se você não quiser que eu poste aqui outra informação sua depois que você preencher, me avise pelos comentários que eu não posto, ok? Então aí vai: Eu publico os resultados dia 07/06, ok? É simples o questionário, sua opinião apenas! Até mais, no nosso blog: Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fala que eu te escuto!

Oi, gente!!!

Hoje eu prometi e vou cumprir, hein? Aqui está os resultados que apareceram no último formulário que eu pedi para vocês preencherem numa postagem anterior:

Preenchido por Euzinha:

Data e hora: 01/05/2013, 14:12:42
Nome: Clarice (euuuu!!!)
E-mail: bailarina102010@hotmail.com.br
Blog/Site: mundodainformao.blogspot.com
Dúvida, crítica ou sugestão: Eu queria uma postagem sobre bichos. Tchau!!!

Minha resposta:

Não tem resposta, né? Eu mesma que escrevi então eu posso muito bem fazer uma postagem dessas se quiser. Eu só respondi para poder fazer tipo um teste e observar se dá para visualizar as respostas direitinho.

Preenchido por Meu Pai:


Data e hora: 02/05/2013, 18:01:03
Nome: Antonio
E-mail: (não posso publicar aqui!)
Blog/Site: ------------
Dúvida, crítica ou sugestão: Desliga essa porcaria de computador e vai fazer outra coisa!

Minha resposta:

Pai, não enche, ôô!!


Preenchido por Mamãe:

Data e hora: 02/05/2013, 18:17:58
Nome: Sônia
E-mail: (não posso publicar, gente chata!)
Blog/Site: ------------
Dúvida, crítica ou sugestão: Eu tenho uma ótima sugestão para deixar o blog mais legal! Você podia fazer tipo um quadro chamado "Tapa Inicial". Nele, você postava o primeiro parágrafo de uma história e depois os leitores e internautas comentavam como ficaria o resto da história. Ia ficar muito legal esse quadro. Tchau!!!

Minha resposta:

Minha mãe é um crânio!!! Ótima ideia dela, né? E se não desse para colocar todo o resto num comentário, vocês podiam separar em capítulos o resto da história e colocar um capítulo em cada comentário! Depois, eu copiava as histórias e publicava aqui no blog com os devidos créditos!!! Ficaria bem legal mesmo!


Preenchido por Lulu:

Data e hora: 02/05/2013, 18:53:33
Nome: Luana Santos
E-mail: (não vou publicar o e-mail da lu, não!)
Blog/Site: não tenho
Dúvida, crítica ou sugestão: Porque o nome do blog é esse? Porque invés de você colocar Clarice colocou Dj Clarissia? Obrigada

Minha resposta:

Oi, Lu!!! O nome do blog é esse porque, não sei se você leu a página Sobre aqui no blog que conta toda a história e tal, eu e minha vizinha Leka sabíamos que a gente não teria para sempre assunto para postar se o blog fosse só de uma coisa, por exemplo, sobre meninas apenas. De vez em quando a gente podia postar uma coisa de meninos também, não dá para mim postar só coisas do mesmo tema. Aí a gente resolveu criar algo que tivesse de tudo um pouco, uma mistura bem equilibrada, um blog cheio de informações, um "mundo da informação", porque o nosso blog seria um mundo inteiro repleto de informação para entreter os leitores e internautas. E aí eu dei a ideia: "Que tal Mundo da Informação?" e pegou. Porque, sabe, é meio perigoso colocar dados e até mesmo nome no blog. É claro que de vez em quando eu deixo escapar um "Aqui estou de novo, Clarice" ou algo do tipo, mas é bom disfarçar de vez em quando, e como eu não tenho apelido (diferente de você que pode se apelidar de Lulu ou Lu, ou sei lá) eu resolvi usar o nome do meu penguim no Club Penguin, Dj Clarissia. Sabe que fica até legal? Se eu tiver uma filha o nome será Clarissia (porque pode ser que ela não vire Dj, né? rsrs). Tchau e continue acompanhando o blog!!!

É isso pessoal, aí estão os que preencheram, que são basicamente eu, meu pai, mãe e minha amiga. Tchau e da próxima vez preencham também, vai! Até mais, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.


domingo, 5 de maio de 2013

Pauta de Reivindicações da Greve dos Professores Estaduais 2013!!!

Oi! Se você ainda não viu na TV, jornais, rádio ou qualquer coisa da mídia falando sobre a greve dos professores que está acontecendo aqui no estado de São Paulo, que bom que pelo menos um veículo de comunicação (o meu) vai te informar sobre isso. O fato é que a mídia nunca ia fazer divulgação pro povo sobre a greve, e se abrir a boca vai falar coisa ruim sobre os professores.

Você pode até ser a favor dos professores e suas reivindicações, mas com certeza pensa que o único problema dos professores (além dos alunos) é o salário. Justo que eles peçam maior salário, né? Aluno chato, aluno irritante, aluno provocador, daqueles que até os próprios colegas (como eu) dá vontade de chutar a cabeça ou explodi-la mesmo. E você nem sabe da metade dos problemas salariais. 

Veja a seguir a Pauta de Reivindicações da Greve:

O Governo (sim, leitor, o safado do Geraldo Alckmin tá mais que embutido nessa trama safada toda) atrasa muitíssimas vezes o recebimento dos salários dos professores. Minha mãe é professora e é um exemplo vivo disso. Ela não recebeu seu salário ano passado (que era mais alto, já que ela estava dando 30 aulas), e sim o salário do ano passado (que era menor, de quando ela tinha só 15 aulas). Só recebeu o resto do salário atrasado muitos meses depois (no fim do ano, sendo que o erro ocorreu lá para Fevereiro).

E o professor recebe o vale-alimentação, para poder gastar com comida e restaurante, apenas. E adivinhe quanto eles ganham? 4 reais por semana! É, ainda por cima por semana. Se fosse por dia dava para pelo menos comer um hot-dog vagabundo por aí e não passar fome todo dia, mas por semana não dá para comer nem por dois dias um hot-dog cada dia. Isso que meu irmão, que é Web design, e que não educa e prepara milhares de pessoas para o futuro, apesar das dificuldades, ganha quinze reais por dia para comer! Baita diferença. Só quatro por dia faria pelo menos uma diferençazinha para os professores. Por isso esse vale alimentação também é bastante conhecido como vale coxinha, mas eu acho que coxinha tá tão cara que nem isso dá para comer mesmo.

Mas as reivindicações são muitas outras. O IAMSPE, por exemplo. É o Servidor Público que garante pelo menos um convênio médico aos professores (menos aos categoria O), mas o nosso "querido" Geraldo Alckimin-Pinóquio-filho-de-uma-mãe-vou-chutar-sua-cabeça-e-arrancar-fora quer privatizá-lo. Ou seja, o convênio não vai ser mais do Governo e garantia de pelo menos atendimento médico, e deixá-lo nas mãos das empresas e outras coisas que com toda certeza vão cobrar preços caríssimos e se dane se é professor ou não.

Também tem o caso das letrinhas. É que o nosso Pinóquio (é que o Alckmin tem um nariz enorme, ainda mais depois de mentir tanto pro povo) separou a categoria dos professores, que é uma só para todos. Ele quer começar a dividir os professores, um contra o outro, rachados e não podendo mais se unir e ter força para lutar juntos contra o governo e reivindicando seus direitos. Os efetivos são aqueles que prestaram concurso e passaram, óbvio. Os categoria O são gente "contratada" pelo governo e que, ao contrário dos efetivos, podem ser mandados embora pela simples decisão do governo. Eles não tem muitos direitos, não tem direito ao convênio médico no IAMSPE e um monte de outra coisa. E eles não podem ter mais de duas faltas ou são despedidos. Aliás, os professores em geral tem um limite de faltas (mesmo as médicas, que são apenas umas seis). Os categoria F são os mais antigos que lutaram numa greve anterior e conseguiram mais alguns direitos, já que eles tinham antes as mesmas condições dos O's.

E tem também a superlotação nas salas. Como não ia haver violência e tal nas escolas sendo que numa sala tem quinhentos mil (exagero, mas tem mais de quarenta na maioria das salas) alunos? E a jornada do piso? É a média de aulas que o professor tem que cumprir por semana. O máximo de aulas que um só professor pode dar por semana é 30 atualmente. Cara, trinta aulas deixa qualquer um louco! Não, professor que está resignado a sua vida medíocre e que puxa-saco do Geraldo Alckmin? Então experimenta todos os anos ficar dando trinta aulas por semana, nas salas mais lotadas, sem fazer greve parar melhorar sua vida e tal. Depois de aposentar-se e ter aguentada tudo isso me conta como foi. Isso se você tiver aguentado viver assim. Ou pode ter ficado louco depois disso tudo. Tem uma lei (isso mesmo, uma LEI, criada, votada, aprovada e devia ser executada) que só permite no máximo do máximo estourando, 26 aulas por semana. É só um alívio de 4 aulas entre esse máximo aprovado e o máximo que é aplicado incorretamente pelo Alckmin, mas faz grande diferença. Essa lei tem que ser exigida por direito! Não pode ser desrespeitada desse modo! Ignorada, simples assim pro governo. 

E também os professores precisam de pelo menos, digamos, 33% do tempo que ele fica trabalhando, ou seja, da sua jornada de trabalho, para atividades extra-classe. Quê?? Extra-classe é a parte de criação, correção e elaboração de atividades ou provas mesmo que o professor vai aplicar ou já aplicou na sala. E, claro, esse tempo também será usado para conseguir elaborar melhor as aulas e os conteúdos que serão passados aos alunos. O professor tem direito a um tempinho para criar, corrigir e deixar suas aulas preparadas para que a aula seja um pouquinho mais legal de dar.

Tem outras coisas, como a municipalização das escolas (o governo pretende fazer as escolas a partir da quinta série virarem municipais, da prefeitura, e assim os professores que dão aula para essas séries no estado vão perder o emprego e só poderão dar aula de novo se passarem no concurso a ser prestado para a prefeitura), cursos preparatórios de agora 3 anos para culpar os professores e sujar a imagem deles como sendo incompetentes e mais.

Bom, esta são algumas das reivindicações dos professores Estaduais. Mas os professores Municipais de São Paulo também estão de greve e tem outra pauta de reivindicações que é mais curta, pois eles tem um pouquinho mais de vantagens comparado aos direitos dos professores estaduais. Claro que eles não tão na maravilha, só tem um pouco mais de direitos, eu não vou falar como nossa traíra Bebel (presidenta da APEOESP, que chamou a polícia e tropa de choque para conter os professores estaduais e fazê-los desviar do caminho para unificar com os professores municipais e apoia-los), que diz que eles estão reivindicando reajuste, sendo que tem 12%, enquanto ela ainda busca repor as perdas salariais. Não tá boa a situação para ninguém. A situação dos professores municipais não é assim tão ótima e só os professores estaduais estão ferrados. É que a Bebel e o povo que dirige a APEOESP, o sindicato dos professores estaduais que está decretando greve, são petistas e nunca iam apoiar a greve dos professores municipais que lutam contra o Haddad, do PT, e reivindicar melhores condições que nem mesmo o  PT que a Bebel acha que é muito bom, melhorou. 

No fim a Bebel colocou um monte de policiais e tropa de choque para não deixar a gente ir (eu fui também na última Assembleia) pela Consolação se encontrar com os professores municipais e unificar. Fomos obrigados a descer pela Cintra, como a traíra queria. Mas de tanto gritarmos "Unificação, unificação", ela teve que ceder e damos uma volta pela Cintra e acabamos indo para a Praça da República e encontramos os professores municipais e pudemos unificar com eles, apesar de tudo. O curioso era que ela, ainda no MASP, na Assembleia, dizia que os professores municipais tinham reivindicações diferentes das estaduais e por isso não queria unificar. E para completar gritava, com sua voz irritante e rouca: "Olha só o tanto de gente do interior! Vieram de tão longe para unificar? Não é justo que o pessoal de São Paulo não se importe com os do interior, de tão longe, e vão unificar!" Eu ainda não entendi o que vir de tão longe tem a ver com unificar! Ah, esse povo da direção inventa cada coisa para justificar suas decisões. E ela falava que só alguns de São Paulo queriam unificar, sendo que não sei quantos professores gritavam pela unificação e a maioria devia ser do interior, que ela dizia que vinha de muito longe para unificar. Depois de tudo aquilo de confusão com a policia, ela continuou seu discurso medíocre calmamente, como se nada tivesse acontecido: "Que greve maravilhosa! Olha só quantos professores lutando". Vontade de chutar. Não sei como não é linchada!

Mas pelo menos ninguém se feriu nem foi preso (eu acho), mas o Alckmin já despediu uma professora categoria O que estava fazendo greve, sendo que os categoria O tem direito a fazer greve, assim como todos os outros professores, e não podem ser despedidos. A greve começou dia 26 de Abril e foi votada sua continuação nessa sexta-feira, dia 3 de Maio, e ela vai até sexta que vem, dia 10 de Maio e será votada sua continuação ou não. Torçam para que os professores ganhem alguma coisa, ou sairão todos de cabeça baixa e com um desconto muito injusto no salário. E não é só Alckmin o grande causador de injustiças aos professores: seu secretário, eu acho, Herman, também é outro safado que não liga para os professores e a educação no Estado de São Paulo.

É isso. Até mais, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Volta ao mundo em (+ de) 80 livros

Oi, genteee!!!! Olha só que legal o que eu achei na página Skoob no Facebook: dicas de mais de 80 livros espalhados pelo mundo que estão disponíveis originalmente no Educar para crescer! Eu consegui copiar o código então veja que legal: Você clica no globo terrestre e ele vai parar, aí você escolhe uma bolinha que é um determinado país e vão aparecer várias dicas de livros originados deste país que você clicou. Superlegal, né? Também dá para ver quem deu a dica deste livro e você também pode dar a sua dica de livro para contribuir. Participem que é bacana mesmo! Essa é a postagem de hoje, até mais, no nosso blog: Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Fala que eu te escuto!

Oi, oi, gente! Eu acabei de aprender a criar um formulário no Google docs e estou doida para mostrar para vocês meu trabalho, né? Por isso eu vou criar um novo Quadro aqui no blog, que vai se chamar Fala que eu te escuto. Então aqui está o formulário para vocês preencherem! Mãos a obra: Decorridos quinze dias (até dia 16/05) eu irei publicar aqui no blog todas as críticas, dúvidas e sugestões (mas colocarei apenas o primeiro nome e o blog ou site, não se preocupe que não irei postar aqui seu nome completo ou e-mail), categoricamente e responderei a cada uma. Então é só, tchauzinho e vê se respondem, hein? Até mais, no nosso blog: Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.

Dia do Trabalho

Oi, galera! 

Hoje é 1° de Maio, dia do Trabalho, por isso vim trazer aqui esta postagem especial falando da data:


Dia do Trabalho: saiba como surgiu o feriado do dia 1º de maio




O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalho um dia de folga.

A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.

Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.

Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalho.

Este ano, foram organizadas diversas manifestações e eventos culturais para o Dia do Trabalho no Brasil. Se você quiser ver o que vai acontecer no 1º de maio na sua cidade, confira o mapa abaixo.


Dia do Trabalho

No final do Século XIV, na maioria dos países, 
havia uma forma desumana e insalubre de trabalho. Com a expansão da indústria e as cidades crescendo em ritmo acelerado, era necessário o aumento da produção que também exigia mais horas de trabalho e um desgaste cada vez maior dos trabalhadores que chegavam a uma jornada de 13 horas por dia. 
Final de semana, férias, aposentadoria???? 
Ninguém sabia o que era isso! Não existiam leis trabalhistas e os trabalhadores não tinham como reclamar seus direitos.

Uma situação desse tipo não poderia resistir por 
muito tempo e assim os trabalhadores começaram 
a se organizar, exigindo redução de jornada 
e melhores condições de trabalho. 
Esse movimento teve início em 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago – Estados Unidos, onde ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores que paralisaram as atividades para fazer manifestações. Essa data foi tida como referência da luta dos trabalhadores por seus direitos e a maioria dos países acabaram também por adotá-la, inclusive como feriado nacional, dedicando o dia a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
Os acontecimentos que levaram a estabelecer o Dia do Trabalho tem haver com as conquistas dos trabalhadores de forma ampla, elevando o trabalhocomo um direito humano, no mesmo patamar do direito à vida, à saúde e a educação, proclamada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1924, por um decreto do presidente Artur Bernardes. Por aqui também ocorreram outros eventos importantes nesta data: em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, ou seja, o valor mínimo que um trabalhador deve ganhar para suprir as necessidades básicas de uma família - moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer e em 1941 foi criada aJustiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e garantir os direitos dos trabalhadores.
O trabalho na história da humanidade
Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de forma remunerada ou não. Assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.
Na Idade Média, época que se caracterizou pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal.
Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento. A partir daí formam-se em determinados pontos pequenas unidades artesanais, constituindo cidades, valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em pequenos mercados.
Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos, facilitando a instalação do capitalismo de produção.
Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo, houve o aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho, sendo que este sistema é o que impera na maioria dos países até hoje.
Mudanças no mundo do trabalho
É interessante notar que, pelas características da sociedade em uma determinada época, algumas profissões eram fundamentais e que hoje não existem mais, principalmente porque a tecnologia foi evoluindo e substituindo algumas funções. A mais fácil de lembrar são as funções de datilógrafo e arquivista. Ambas relacionadas à elaboração e organização de documentos, não tem mais espaço frente aos computadores cada vez mais modernos e ágeis.
Antigamente, os homens andavam sempre com ternos impecáveis, feitos por alfaiateshabilidosos, que conheciam o melhor tecido e o gosto de cada cliente. Atualmente com a evolução das confecções e marcas especializadas, os alfaiates estão desaparecendo, e atualmente atendem apenas clientes privilegiados, em casa ou escritórios.
Há muito tempo atrás, quando se ouvia uma gaita tocando na rua, as donas de casa saiam correndo com as facas para amolar. A profissão de amolador de facas era de muita utilidade e facilitava a vida das donas de casa assim como funileiro de panelas de alumínio que consertava os furos e outros estragos causados nas panelas pelo uso diário.
Registrar um passeio ou piquenique no parque era tradição para as famílias no início do Século XX e isso só era possível porque o fotógrafo lambe-lambe,usando sua máquina com formato de caixoteestava sempre por perto para perpetuar a ocasião. Agora, nem precisa falar que as máquinas digitais deixam as fotos muito mais nítidas além de serem mais práticas.
Pensando no futuro
Também de acordo com necessidades específicas das sociedades, com a evolução do conhecimento que chega cada vez mais rapidamente e com o avanço da tecnologia, aos poucos vão surgindo novas profissões.
Não há consenso entre os pesquisadores da área a respeito de quais seriam realmente as profissão do futuro: alguns dizem que são profissões que na verdade já existem, mas que vão se modificando ou se modernizando de acordo com as necessidades específicas, outros dizem que são realmente profissões das quais nunca se ouviu falar. Observe algumas que relacionamos abaixo e dê sua opinião...
Pela necessidade de conciliar desenvolvimento com preservação do meio ambiente,Ecorrelações é uma das profissões mais cotadas para 2020. Se você quiser ser um “ecorrelacionista” terá que ter afinidade desde já com a sustentabilidade e sua função será intermediar a comunicação e o trabalho com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para ampliar os programas ecológicos.
Como a dinâmica das empresas está em constante transformação, será necessário um profissional para atuar na área da Comunicação Empresarial. Esse profissional terá como objetivo principal manter a comunicação entre os funcionários e com os setores diretamente ligados aos serviços prestados pelo negócio. Na verdade já existe uma formação nessa área, mas como especialização dentro da carreira de Jornalismo e Relações Públicas, mas por sua relevância no desenvolvimento das empresas, tenderá a crescer muito.
Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação que tem como base o espaço virtual, surge a Midiologia, profissão que atualmente é uma especialização do curso de Rádio e TV, com tendência para crescer muito. O profissional desta área é capaz de interligar os diferentes tipos de mídia (áudio, vídeo, fotografia...) e produzir um material que considere a sociedade e o contexto em que se inseremseus códigos, linguagens, histórias, teorias e condições técnicas. 
A profissão de Atuário tem como objetivo entender como funciona o mercado econômico-financeiro, promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, etc. Com tantas modificações no mercado financeiro, é uma profissão que vai bombardaqui para frente.
Pela necessidade de gerir a quantidade crescente de lixo produzida no mundo e da iminente necessidade de dar um destino sustentável a esses materiais, surge a profissão de Lixólogo ou Gestor de Resíduos. Este especialista teráresponsabilidade de criar soluções para o gerenciamento de todos os tipos de detritos (sólidos, líquidos ou gasosos), desde aqueles gerados em casa aos produzidos em hospitais e indústrias.
Segundo os especialistas em análise de mercado, os setores de maior probabilidade de crescimento e de onde surgirão novas profissões para as próximas décadas são: Informática, Saúde; Meio Ambiente; Turismo, lazer e entretenimento; Biotecnologia; Administração; Tecnologia da Informação; Terceiro Setor e Educação.
Já ouviu falar em trendspottersexadorpersonalstylist? Não!?!? Então conheça essas e outras profissões inusitadas clicando aqui.
Uma dica para você!
Se já está terminando o Ensino Médio e ainda não sabe qual profissão seguir, faça sessões e teste de orientação vocacional. São psicólogos especialistas nessa área que aplicam esses testes específicos e ajudam você a definir qual caminho tomar.
Curiosidades
Porque o nome fotógrafo “lambe-lambe”? Bem, existem várias explicações...
Alguns dizem que era porque lambia-se a placa de vidro para saber qual era o lado da emulsão da chapa fotográfica, outros diziam que se lambia a chapa para fixá-la. Porém a origem mais viável parece estar ligada a uma etapa do processo fotográfico, aferrotipia: depois de feita a revelação, o fotógrafo lambia a chapa de ferro, coberta por uma camada de asfalto, fazendo com que a imagem se destacasse do fundo preto pela ação do cloreto de sódio presente na saliva.

Isso aí! Aproveitem o feriado e até mais, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.