Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Minha Crítica - O Hobbit: A Desolação de Smaug

Oi, pessoal!

Estou aqui para estrear o quadro "Minha Crítica" com um filme que já deve ter saído do cinema a essa altura, mas ainda está valendo! Este filme é O Hobbit - A Desolação de Smaug, o segundo de uma série de três filmes.

Vamos às explicações necessárias: um clássico da literatura, O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, faz tanto sucesso que agora virou filme. Será feita uma adaptação do livro para o cinema em uma série de três filmes, todos dirigidos por Peter Jackson. Eis os títulos dos filmes:

Primeiro: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
Segundo: O Hobbit - A Desolação de Smaug
Terceiro: O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez

Bom, agora vamos à minha crítica. 

MAS ATENÇÃO: ALERTA DE SPOILER, ALERTA DE SPOILER!!! 

Não leia abaixo se você pretende ver o filme sem saber de seu enredo (há parte MUITO comprometedoras. Se bem que ainda não é o último filme. Mas tem spoilers do livro até o final, então tem spoiler até do próximo fime).

Ok, agora sim, vamos à minha crítica:

MINHA CRÍTICA DE CINEMA

O Hobbit - A Desolação de Smaug: ****

Antes de tudo, quero dizer que coloquei estas quatro estrelas (sim, são estrelas) por causa da mania da Fani, de Fazendo meu Filme, de classificar filmes em estrelinhas. E eis aqui o que o número de estrelas significa:

*  Nem curti
**  É mais ou menos
***  Tá bom
****  Muito ótimo
*****  Divando

(eu criei estas classificações de acordo com minha idiotice)

Agora, vamos logo para a resenha:

Se você quer ver um filme genial, cheio de aventura e ação, e com personagens engraçados e muito fodas, este é o filme certo! A continuação da tão inesperada jornada de Bilbo Bolseiro segue cheia de caminhadas, lutas, e Bilbo está ainda mais ladrão do que nunca.

Bom, mas isso para quem nunca leu o livro e só quer um filme para se divertir. Quem leu todo o livro de O Hobbit, como eu, claro que desprezou o filme. Quer dizer, eu não desprezei, mas não posso negar que a cada cena diferente do livro eu reclamava interiormente. A maior reclamação foi quanto à Beorn. Ao que parece, ele quase é uma cópia de um personagem de outro filme, e acho que não é muito bem feito mesmo. E, claro, a entrada da companhia assim, do nada, invadindo a casa do homem não ajudou em nada. Muito menos o fato de ter apenas uns cinco minutos de Beorn, um dos personagens mais incríveis do livro, fora Gandalf, Bilbo e Gollum.

Realmente fez muita falta a tática dois e dois de Gandalf para a chegada na casa de Beorn, mas eu sinceramente senti ainda mais falta da floresta. Cara, se são três filmes, o certo seria primeiro a introdução e depois o começo da aventura, a montanha dos orcs, no segundo a floresta, e no terceiro a luta e tudo o mais! Mas a floresta não levou nem cinco minutos, e nem teve a cena do Bombur caindo no rio!!! Eu estava louca para ver ele caindo lá, estava já preparada para isso e me tiram o rio da história! Mas todo o meu desagrado pelo fato de tirarem Bombur do centro das atenções sumiu logo, assim que vi a cena de Bombur dentro de um barril mandando ver e esmagando os orcs!!

E a cena dos barris é digna de mérito, a melhor cena do filme, tirando é claro as cenas com Smaug, o temível. Bilbo ficando para trás foi muito engraçado, eu acho que descreveu perfeitamente o episódio do livro! Orcs atacando de um lado, elfos e anões atacando orcs, Legolas pisando na cabeça de todo mundo. Kili virando o galã. Bombur sendo foda. Sempre achei ele demais, ainda lendo o livro, mas no filme só mesmo na cena dos barris para darem a merecida atenção a ele.

Voltando um pouco no filme, temos a cena da floresta. E, como já disse, a cena da floresta não ocupou nem metade do tempo que deveria ocupar. Não houve rio encantado, não houve Bombur desastrado. Não houve nem sequer elfos e banquetes no meio do escuro. Ao menos houve Bilbo escalando uma árvore e vendo como estava a situação lá fora (o que eu já esperava, porque fiquei assistindo o trailer umas vinte vezes antes de ver o filme, e no trailer já aparecia isso). A cena de Bilbo matando a aranha "boboca" (e onde foi parar a musiquinha?) foi realmente impressionante. E do nada. Foi só o tempo do Bilbo subir a árvore e descer. E, depois, parece que o Gollum incorporou o hobbit no momento, e assim que ele se dá conta do que fez, fica com aquela cara e você lembra (pelo menos eu lembrei) da frase de Gandalf, ainda no primeiro filme: "A coragem não estar em saber quando acabar com uma vida, e sim em quando poupar uma".

As cenas com Smaug foram divinas: "EU SOU FOGO, EU SOU MORTE!!!". A conversa Bilbo-Smaug foi maravilhosa, Bilbo manteu boa parte de suas falas no livro, e Smaug também.

Thorin e seu amor pela pedra Arken foi muito bem mostrado no filme. Neste momento você descobre que Smaug estava certo, Thorin estava praticamente usando Bilbo e toda a companhia. Só aquela ameaça ao hobbit me fez tremer, imagino como será no próximo filme, quando ele ficar totalmente contra Bilbo.

Mas a cena final, com a companhia de anões e Bilbo tentando matar o dragão foi muito cansativa, além de inútil. Eles quase se mataram para criar aquele rio dourado, para fazer jorrar a água, tudo para o dragão sair em dois segundos todo brilhante e ir direto para o Lago! Foi uma cena completamente descartável, pois eles fizeram todo aquele esforço, gastaram tempo precioso do filme para tudo aquilo, sendo que já era de se esperar que não funcionasse. E o dragão nem para voltar, agora que os anões nem deviam mais saber o que fazer, simplesmente larga a luta e vai atacar os homens do Lago. Isto também não dá sentido ao filme, porque o dragão larga a luta que já começou e tem enormes chances de ganhar, para atacar os homens e dar a chance de fuga, defesa, ou sei lá, para os anões e hobbit? Peter Jackson deveria ter é arrancado estas cenas inúteis do final, e aproveitado estes alguns minutos que lhe sobrariam para colocar a tática de entrada na casa de Beorn, o que com certeza seria bem mais produtivo.

Ah, e eu queria falar de uma parte do filme, em que Gandalf se encontra com Radagast numa montanha onde é o túmulo de um dos nove. Bem, acontece que ele vai lá no Imalaia (não é Imalaia, mas eu falo o que eu quiser), quase se mata para subir aquelas escadarias desabando, já quase cai no buracão ao entrar, morre de susto ao ver Radagast só para avisar que ali é o túmulo do cara, que eles tem que deter o Necromante, mas que agora ele ia ajudar os amigos. Pô, ele não podia ter ido se encontrar com Radagast lá outra hora, então? O que adiantaria se ele não ia participar da luta, mas ia voltar para ajudar a companhia de anões e hobbit? Se era urgente, ele mandava e-mail, sei lá, na Terra Média não tem celular não? "Aí, mano! É eu, Gandalf, chapa. Então, Radá, quebra uma aí? É o seguinte: eu tenho que ajudar meus brow aqui, mas você vai lá no túmulo dos nove vê se é o cara certo, e depois vai pedir ajuda que até o fim do mês eu vou ajudar vocês se a barra ficar pesada lá. Morou? Tá, té mais, tamo junto!". Pura zoação, não me batam.

E acho que ninguém reparou também que os anões fecham a porta com uma tranca para que o urso (que na verdade é o próprio dono da casa) não entre, mas pela manhã, enquanto os anões ainda estão dormindo, Beorn, em versão humana, entra sem dificuldade em sua casa. Gostaria de saber como. Se fosse uma fechadura o cara usava uma chave, mas como ele abriu a tranca por fora?!

Mas, no fim das contas, vale a pena ficar sentado por mais de três horas vendo este filme longo, que diz a lenda foi estragado pelo trio amoroso Legolas-Tauriel-Kili, mesmo não tendo final. Eu estou realmente curiosa para saber como PJ vai fazer para arrumar essa desarrumação toda, porque vocês devem ter lido o livro e sabem (ALERTA DE SPOILER, MUITO SPOILER AQUIII!!!) que Kili morre. Então, o que acham? PJ vai cometer o pecado de não realizar uma das mortes mais importantes da história para que o romance improvável entre Tauriel e Kili aconteça, ou vai matar Kili e colocar Tauriel e Legolas juntos (ou fazer Legolas ficar sozinho?)? 

Eu acho que este romance não estragou nada, na verdade ocupou muito pouco espaço na história, não sei como Tauriel pode se apaixonar por um anão (UM ANÃO!) em dois segundos, daquele jeito! Mas filme é filme, o romance tem que ser descartado porque os brutos que veem O Hobbit acham isso bobagem.

Bom, tirando imprevistos, Bilbo tem uma atuação impecável (eu sei que o nome do ator é Martin, eu sei, não me chamem de burra), e ele é demais. Amo o Bilbo. E o Gandalf. E o meu preciossso Gollum. Pena que ele não aparece neste filme (nem tinha como aparecer!). 

Mudaram muito a história, algumas partes muito importantes, ou nem tanto, mas que faziam muita diferença, foram ignoradas sem dó, e ainda foram acrescentadas outras que não fazem muito sentido, ou que são completamente descartáveis.

Bom, é por estas e outras que, mesmo tendo considerado o filme ótimo, não dou as cinco estrelas, porque a adaptação muda realmente muita coisa, e não é muito perfeita, se você for considerar do livro em sua crítica.

Pois bem, acho que é só. Se sentirem falta de alguma coisa ou tiverem palpites para o final em Lá e de Volta Outra Vez podem comentar que eu adoro!!! :)

Tchauzinho e até mais, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello, guys!

Gostaram da postagem? Não gostaram? Querem acrescentar alguma coisa?

Podem comentar, leio todos os comentários com muito carinho e respondo a todos :) Também visito todos os links de blogs deixados e sigo também, se me interessarem, hehe

Só que tenho algumas regras:

*Sem xingar ou insultar os leitores ou o administrador (no caso, eu)
*Sem spam, please
*Sem flood!
*Comentários apenas para divulgação de blogs serão excluídos. Deixe seu link, mas apenas se for comentar algo construtivo! (e que mostre que você realmente leu a postagem ¬¬)
*Sem divulgações de produtos ou sites dos mesmos (o que vale também como spam)
*E não encha o saco. Quer dizer, não insista em quebrar essas regras, pois seus comentários serão excluídos imediatamente e você será mandado para o canto mais escuro do Tártaro.

Podem comentar, seus fofos *--*