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domingo, 17 de junho de 2012

Treinando Matemática!

Oie, galerê! Tudo bem aê? Rsrsrs... Bom, hoje é dia da sequência postada. E estamos em Matemática! Chegamos na penúltima postagem que estou lhes devendo! Bem, então vamos lá, temos que dizer de onde surgiu a matemática, a melhor forma de estudá-la e a sua importância e depois, por último, contas, problemas e exercícios para praticar. Bem, como o nosso blog atende a variadas idades e a Matemática tem diferentes estágios, vou postar aqui exercícios e problemas feitos por mim e eles atendem as crianças da, sei lá, primeira a quarta série, ou para qualquer uma que sabe fazer conta de adição e que sabe ler.

Tá, lá vai a história da Matemática e como ela surgiu (eu procurei, como sempre, na Wikipédia):

A Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A Matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados.

A Matemática vem sendo construída ao longo de muitos anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e úteis e ainda assim a matemática continua a desenvolver-se permanentemente.

Registros arqueológicos mostram que a matemática sempre foi parte da atividade humana. Ela evoluiu a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Raciocínios mais abstratos que envolvem argumentação lógica surgiram com os matemáticos gregos aproximadamente em 300 a.C., notadamente com a obra "Os Elementos" de Euclides. A necessidade de maior rigor foi percebida e estabelecida por volta do século XIX.

A Matemática se desenvolveu principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio. A partir da Renascença o desenvolvimento da Matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.

Agora EU vou dar umas dicas de como aprender melhor Matemática, qual a melhor forma de estudar e a sua importância.

Matemática... Pra quê?!

A Matemática em nossa vida:

Para que serve aprender Matemática? Logo essa matéria, chata e difícil para muitos, por ser exata, por dar um trabalhão na hora de calcular. Mas Matemática é muito importante para nós. Claro, todo mundo sabe que ela é importante sim, para fazer contas com dinheiro e saber receber o troco. Mas, para isso, basta saber adição e subtração, e em poucos casos a multiplicação e divisão. Para que aprender mais? Para ser inteligente! E, claro, em algum momento da sua vida você vai poder usar seus conhecimentos matemáticos e colocá-los em ação e perceberá a importância desta matéria (mas ser inteligente é o motivo pelo qual você tem que aprendê-la mesma, vai por mim). Como qualquer outra disciplina, nessa você tem mais conhecimento, aprende coisas novas e importantes e pode se preparar se precisar fazer alguma prova do ENEM, algum Concurso ou curso profissionalizante.

Aprendendo a calcular: 

A criança aprende a calcular desde a pré-escola. Lá, ela já começa a aprender a sequência de números e é preparada para entrar na primeira série já sabendo o básico. Na primeira série aprende a continuação da sequência numérica. Já até faz pequenas contas de adição e subtração, sempre bem explicadas pelo professor. Na segunda série a mesma coisa. Na terceira a criança aprende já multiplicação e divisão e na quarta continuam o mesmo aprendizado e aprendem também um pouco de fração, números decimais e expressões. Na quinta série elas deixam de lado as quatro operações e aprendem raiz quadrada, porcentagem, situações problema, potência, números decimais, expressões e medidas. Ao longo dos anos aprendem mais cálculos e vão aprendendo basicamente a mesma coisa, até se firmar na mente todos os aprendizados. 

Estudando e calculando...

Onde eu posso estudar?

Em qualquer lugar! Não há um único lugar. Estude na escola, todos os dias e estude em casa ou em outro lugar, como por exemplo se passar as férias em uma viagem ou na casa de um parente. No final das férias, procure recapitular tudo o que já viu na matéria e, se possível, procure criar sua próprias contas e cálculos para tentar responder e se preparar para a volta a escola e já estar com as respostas de exercícios passados anteriormente na ponta da língua. Em casa, estude sempre que possível e reveja assuntos passados pelo professor para que não esqueça de nada. Faça sempre os deveres de casa e nunca deixe de estudar antes de uma prova, mesmo que já tenha todas as respostas na ponta da língua. Não esqueça! Essas dicas valem não só para Matemática mas para todas as disciplinas que você aprende.

Estudar em casa? Neeeeeeeem...

Você deve achar que como já estuda todos os dias na escola, não precisa também ficar de cara nos livros em casa, né? Mas é importante estudar em casa. Claro, não é preciso enfiar a cara nos livros e nunca mais sair de lá para brincar, assistir TV ou mexer no computador (lógico, do jeito que eu sou esforçada, se fizesse isso, nunca mais vocês me veriam postando aqui). Basta repassar, assim que chegar da escola, todo o conteúdo estudado naquele dia ou, se preciso, dos dias anteriores para que não se esqueça do que estudou e aprimore seu conhecimento. Antes de uma prova, então, é preciso estudar mais, e tentar guardar todos os detalhes do conteúdo e botá-los na cabeça para não esquecê-los na hora da prova (isso se não te der um branco na hora, tá, desculpa por passar pessimismo). Depois que fizer o dever de casa, sempre dê outra olhada para ver se está tudo certo e não se esqueça de fazer a lição de casa (se quiser, espalhe lembretes em algum lugar depois para se lembrar, até na testa serve).

E como é que eu faço isso então, espertinha?

A melhor forma de estudar é... Estudando! Não há "forma" de estudar. Há estudar. O que você pode fazer é estudar, tanto em casa quanto na escola. Na escola, preste bastante atenção nas explicações do professor, não fique conversando enquanto o professor corrige algo ou explica um exercício, mesmo que você já saiba fazê-lo. Preste atenção no que faz e sempre volte aos exercícios se não se lembrar como fazê-los e sempre cheque se você fez a prova ou os exercícios passados direitinho. Já em casa, o que você deve fazer já foi dito: é preciso fazer a lição de casa (e quando terminar dar uma repassada para ver se está tudo certo), estudar bem antes de uma prova (mesmo que já saiba todas as respostas na ponta da língua) e estudar todos os dias após uma aula, para repassar o conteúdo aprendido no dia.

Tá, mas como eu consigo enfiar isso tudo de conhecimento no meu cérebro que já está totalmente lotado de coisas e informações?

Para aprender, é fácil, estude em casa e na escola e se esforce para conseguir enfiar o que aprendeu na cabeça. Preste atenção nas explicações do professor e na correção de exercícios. Não converse se tiver lição pra fazer, se o professor estiver explicando algo ou corrigindo um exercício. Basta fazer isso e se esforçar e você será um excelente aluno!

Pronto... Agora vejamos: já expliquei a história da matemática, falei como  aprender melhor Matemática, qual a melhor forma de estudar e a sua importância. Agora só me falta passar os problemas, contas e exercícios. Tá bem, então vamos acabar logo com isso. Ah, se quiser, tire cópia da página ou copie num papel para responder aos problemas, as contas e aos exercícios.

Situações Problema:

1- Carlos comprou 7 pacotes de figurinhas e em cada pacote há 18 figurinhas. Quantas figurinhas Carlos comprou?



Resposta:________________________________________________________ 

2- Cecília tem 12 anos. Lucas tem 3 anos a mais que Cecília, Janaína tem 4 anos a menos que Lucas e Paulo tem 5 anos a mais que Janaína. 

a) Quantos anos tem Lucas?




Resposta:________________________________________________________

b) Quantos anos tem Janaína?




Resposta:________________________________________________________

c) Qual a idade de Paulo?





Resposta:________________________________________________________

d) Rebeca tem 13 anos. Ela é mais velha ou mais nova que Janaína e por quantos anos de diferença? 





Resposta:________________________________________________________


e) Víctor nasceu em 1998. Quantos anos ele tem? Qual a diferença de idade entre Víctor e Paulo? Ele é mais velho ou mais novo que ele?





Resposta:________________________________________________________


f) Diga a idade de todos os jovens citados neste problema:

Paulo tem ____ anos de idade.

Cecília tem ____ anos de idade.

Lucas tem ____ anos de idade.

Janaína tem ____ anos de idade.

Víctor tem ____ anos de idade.

Rebeca tem ____ anos de idade.

3- Manuel precisa encher 159 copos de refrigerante para sua festa de aniversário. Se em cada copo cabe meio litro de refrigerante, quantos litros vão ser precisos para encher todos os copos? Se sua mãe comprou 306 litros de refrigerante, está faltando ou sobrando refrigerante? Quanto?




Resposta:________________________________________________________

4- João tem 289 bolinhas de gude, ganhou 15, perdeu 18 e comprou 37. Pedro tem 312 bolinhas de gude, perdeu 17, ganhou 11 e comprou 7. Qual garoto tem mais bolinhas de gude? Qual a diferença de quantidades?





Resposta:_______________________________________________________

5- Júlio e Francisca tinham, juntos, 28 passarinhos em um Viveiro. Se Ana tinha 12 passarinhos e Juan tinha 9, com quantos passarinhos ficará o Viveiro após as crianças colocarem seus pássaros junto aos outros 28?





Resposta:_______________________________________________________

6- Seu José é jardineiro. A estufa onde ele trabalha possui várias flores: 56 orquídeas, 98 rosas, 72 bromélias e 49 begônias. 

a) Quantas são as flores no total?





Resposta:_______________________________________________________

b) Qual a espécie de flor com maior quantidade? 






 Resposta:_______________________________________________________

c) Se somarmos a quantidade de orquídeas e begônias e de rosas e bromélias, qual seria a diferença de quantidade entre elas? Qual destas somas é a que resulta no maior número?






Resposta:_______________________________________________________

7- Dona Lúcia é dona de um Bazar. Ela vende várias coisas que ela representou na lista a seguir:

Lápis grafite: R$ 0,50
Lápis de cor: R$ 12,00 a caixa
Borracha: R$ 0,70
Apontador: R$ 0,90
Cola: R$ 1,00
Tesoura: R$ 1,70
Papel Sulfite: R$ 10,00 o pacote

a) Qual o preço total se somarmos todos estes materiais juntos?






Resposta:_______________________________________________________

b) Qual a diferença de preços entre a caixa de lápis de cor e o pacote de folha sulfite?






Resposta:_______________________________________________________

8- Seu Pedro é pipoqueiro. Trabalha toda a semana, menos no domingo. Mariana e Zequinha adoram comprar a pipoca de seu Pedro e compram todos os dias que seu Pedro vende a pipoca, menos na segunda-feira e na quinta-feira. Luís e João também compram de seu Pedro quase todos os dias, menos no dia em que ele não vende, na segunda-feira e na quarta-feira, no sábado e na terça-feira. 

a) Se todo dia que essas crianças compram pipoca eles compram a mesma quantidade e pagam R$ 3,00, quanto seu Pedro fatura em quatro semanas só contando com o dinheiro que ganha vendendo a pipoca para esses fregueses?





Resposta:_______________________________________________________

b) Seu Pedro, além do dinheiro faturado com esses fregueses, lucra R$ 30,00 com outros clientes. Se esse dinheiro for somado com o total de lucro daquele dinheiro das crianças, quanto seu Pedro ganha em oito semanas?






Resposta:_______________________________________________________

9- Lucília mora na Rua das Palmeiras, na casa de n° 97. Diego mora na casa de n° 194 e Samantha, na de n° 388. Vinícios mora na casa de número 776 e Marta na de n° 1.552. Sabendo que essa é a sequência dos números nesta rua, responda:

a) Qual o número da casa de Daiana se, seguindo a sequência, fica 4 casas depois da de Marta?





Resposta:_______________________________________________________

b) Qual o número da casa de Denise se, seguindo a sequência, fica 7 casas depois da de Marta?






Resposta:_______________________________________________________


c) Qual o número da casa de Zeca se, seguindo a sequência, fica 9 casas depois da de Marta?





Resposta:_______________________________________________________

10- Enzo está na quinta série e gosta de brincar de fazer contas. Ele elabora contas para seu irmão Marquinhos e seus quatro amigos: Elza, Juninho, Belinha e Daniela. Responda as contas criadas por Enzo para cada um de seus quatro amigos e seu irmãozinho:

a) 129.879.345.785 + 657.798.745.256=






b) 578.589.594.595 - 256.678.898.903=






c) 897.689.564.579 X 214.451=












d) 6.759.856.824÷2=











e) M.M.C de 28 e 7:







Voltamos a falar de verdade, sem essa história de "Joana comprou um pacote de balas e pagou R$ 0,50", ou pior: "Jorge adora fazer contas e estudar". Vamos agora dar continuidade ao nosso assunto: gostaria de dizer que nós já estamos dando sequência nas postagens e que essa, infelizmente (e finalmente), acabou. Fico por aqui e...

Até mais no nosso blog: Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.

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