Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mundo Virtual e Digital!

Oi, gente, tudo bom, beleza, que ótimo, então vambora, que eu tô com pressa quero terminar logo com isso, então vamos lá. Maus! É que hoje, como sempre, estou um tiquinhonhozinhinho assim de pressa (mentira descabelaaaaaada, nem cabeluda é, eu falo ao contrário). Essa é a nosa última postagem da sequência, por isso quero terminar logo. Bem, então vamos lá, vou pesquisar aqui primeiro sobre os computadores e... Ah, calma, eu tô muito apressaDInha (mentira cabeluuuuuda, agora eu falo de outro jeito, eu sou doida mesmo). Primeiro vou falar o que vim fazer aqui: vim postar sobre o Mundo Virtual Digital e sobre computadores e internet. Bem, agora sim, vou pesquisar na Wikipédia, o site PREFERIDO dos professores (oh como é, até analfabeto pode escrever lá! Hoje eu não tô nem um pouquinho irônica, né? Acabei de ser). Bem aqui diz:

O que é um Computador (mano, dá vontade de te dar um soco no meio do zóio, você tá mexendo no computador e não sabe o que ele é!)?


Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles: armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.

John Napier (1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard, sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.
A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai a computar os impostos em Rouen, França. O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.

E a Internet? O que é (Agora que dá ainda mais vontade de lhe arrebentar a fuça!)?

A Internet é o maior conglomerado de redes de comunicações em escala mundial e dispõe milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
De acordo com a Internet World Stats, 1,96 bilhão de pessoas tinham acesso à Internet em junho de 2010, o que representa 28,7% da população mundial. Segundo a pesquisa, a Europa detinha quase 420 milhões de usuários, mais da metade da população. Mais de 60% da população da Oceania tem o acesso à Internet, mas esse percentual é reduzido para 6,8% na África. Na América Latina e Caribe, um pouco mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à Internet (de acordo com dados de junho de 2010), sendo que quase 76 milhões são brasileiros.

A origem da rede mundial de comunicações, como também é conhecida, ocorreu na área militar. O lançamento soviético do Sputnik causou como consequência a criação americana da Defense Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), conhecida como ARPA, em fevereiro de 1955, com o objetivo de obter novamente a liderança tecnológica perdida para os soviéticos durante a Guerra Fria. A ARPA criou o Information Processing Techniques Office (Escritório de Tecnologia de Processamento de Informações - IPTO) para promover a pesquisa do programa Semi Automatic Ground Environment, que tinha ligado vários sistemas de radares espalhados por todo o território americano pela primeira vez. Joseph Carl Robnett Licklider foi escolhido para liderar o IPTO.
Licklider se transferiu do laboratório psico-acústico, na Universidade de Harvard, para o MIT em 1950, após se interessar em tecnologia de informação. No MIT, fez parte de um comitê que estabeleceu o Laboratório Lincoln e trabalhou no projeto SAGE. Em 1957, tornou-se o vice-presidente do BBN, quando comprou a primeira produção do computador PDP-1 e conduziu a primeira demonstração de tempo compartilhado.
No IPTO, Licklider se associou a Lawrence Roberts para começar um projeto com o objetivo de fazer uma rede de computadores, e a tecnologia usada por Robert se baseou no trabalho de Paul Baran, que havia escrito um estudo extenso para a Força Aérea dos Estados Unidos recomendando a comutação de pacotes ao invés da comutação de circuitos para tornar as redes mais robustas e estáveis. Após muito trabalho, os dois primeiros elos daquele que viria a ser o ARPANET foram interconectados entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o SRI (que viria a ser o SRI International), em Menlo Park, Califórnia, em 29 de outubro de 1969. O ARPANET foi uma das primeiras redes da história da Internet atual.
Após a demonstração de que a ARPANET trabalhava com comutações de pacotes, o General Post Office, a Telenet, a DATAPAC e a TRANSPAC, trabalharam em colaboração para a criação da primeira rede de computador em serviço. No Reino Unido, a rede foi referida como o Serviço Internacional de Comutação de Pacotes (IPSS).
Este sistema garantia a integridade da informação caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões. O curioso é que raramente a rede sofreu algum ataque inimigo. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, certificou-se que esse sistema realmente funcionava, devido à dificuldade dos Estados Unidos de derrubar a rede de comando do Iraque, que usava o mesmo sistema.
O X.25 era independente dos protocolos TCP/IP, que surgiram do trabalho experimental em cooperação entre a DARPA, o ARPANET, o Packet Radio e o Packet Satellite Net Vinton Cerf e Robert Kahn desenvolveram a primeira descrição de protocolos TCP em 1973 e publicaram um artigo sobre o assunto em maio de 1974. O uso do termo "Internet" para descrever uma única rede TCP/IP global se originou em dezembro de 1974, com a publicação do RFC 6, a primeira especificação completa do TCP, que foi escrita por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford. Durante os nove anos seguintes, o trabalho prosseguiu refinando os protocolos e os implementando numa grande variedade de sistemas operacionais.
A primeira rede de grande extensão baseada em TCP/IP entrou em operação em 1 de janeiro de 1983, quando todos os computadores que usavam o ARPANET trocaram os antigos protocolos NCP. Em 1985, a Fundação Nacional da Ciência (NSF) dos Estados Unidos patrocinou a construção do National Science Foundation Network, um conjunto de redes universitárias interconectadas em 56 kilobits por segundo (kbps), usando computadores denominados pelo seu inventor, David L. Mills, como "fuzzballs". No ano seguinte, a NSF patrocinou a conversão dessa rede para uma maior velocidade, 1,5 megabits por segundo. A decisão importantíssima de usar TCP/IPDARPA foi feita por Dennis Jennings, que estava no momento com a responsabilidade de conduzir o programa "Supercomputador" na NSF.
A abertura da rede para interesses comerciais começou em 1988. O Conselho Federal de Redes dos Estados Unidos aprovou a interconexão do NSFNER para o sistema comercial MCI Mail naquele ano, e a ligação foi feita em meados de 1989. Outros serviços comerciais de correio eletrônico foram logo conectados, incluindo a OnTyme, a Telemail e a Compuserve. Naquele mesmo ano, três provedores comerciais de serviços de Internet (ISP) foram criados: a UUNET, a PSINet e a CERFNET. Várias outras redes comerciais e educacionais foram interconectadas, tais como a Telenet, a Tymnet e a JANET, contribuindo para o crescimento da Internet. A Telenet (renomeada mais tarde para Sprintnet) foi uma grande rede privada de computadores com livre acesso dial-up de cidades dos Estados Unidos que estava em operação desde a década de 1970. Esta rede foi finalmente interconectada com outras redes durante a década de 1980 assim que o protocolo TCP/IP se tornou cada vez mais popular. A habilidade dos protocolos TCP/IP de trabalhar virtualmente em quaisquer redes de comunicação pré-existentes permitiu a grande facilidade do seu crescimento, embora o rápido crescimento da Internet se deva primariamente à disponibilidade de rotas comerciais de empresas, tais como a Cisco Systems, a Proteon e a Juniper, e à disponibilidade de equipamentos comerciais Ethernet para redes de área local, além da grande implementação dos protocolos TCP/IP no sistema operacional UNIX.

Bom, agora, acho eu que vou dar algumas dicas para vocês, não é? Bem, primeiro, vou dar algumas dicas de Sites bem legais:

1° Lugar: Google (esse você nunca ouviu falar na vida, né? LOL)
2° Lugar: YouTube
3° Lugar: Wikipédia
4° Lugar: MSN
5° Lugar: Ig
6° Lugar: Uol
7° Lugar: Yahoo! e Yahoo! Respostas
8° Lugar: Terra
9° Lugar: Diário do Grande ABC - Site
10° Lugar: Liro - Editora Livre

Dentre estes sites, destacamos os mais conhecidos nas primeiras colocações, e os menos conhecidos nas últimas. Em primeiro lugar eu coloquei o Google. É lógico, quem não conhece o maior líder e campeão site de pesquisa do mundo? A gente usa ele em todas as ocasiões: tanto para fazer pesquisa, quanto para encontrar imagens, sites, blogs, jogos, redes sociais, mapas, satélites, traduções de línguas, vídeos e tudo o mais. Por ser assim tão imponente e cheio de possibilidades, é o mais conhecido site de pesquisa do mundo. Portanto, é claro, o nosso fabuloso Google merece ser reconhecido na primeira colocação das minhas dicas de sites. E na segunda posição, conferimos os Youtube. Também propriedade do Google, é o site de vídeos mais conhecido do mundo, assim como seu site de pesquisa proprietário. Eu mesma tenho um vídeo lá. Meu professor de teclado, no Dia das Mães, gravou eu tocando a música Merrily, que eu tinha acabado de aprender, e botou o vídeo lá no YouTube. Se quiser conferir o vídeo e dar uma ajudinha no número de visualizações, entre pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=VPzvizbl7s8. Depois, vem a Wikipédia! E quem não conhece esse site, onde a maioria das pessoas busca por assuntos diversos ou faz pesquisas de escola, por exemplo?  Bem, os professores podem não gostar muito porque somos nós mesmos que fazemos a Wikipédia, mas mesmo assim, com uma ajudinha dos mais nerdinhos do pedaço, as pesquisas vão se aprimorando e ficando mais ajeitadinhas. Bem, eu até pensei em fazer um texto na Wikipédia só falando do nosso Blog e tal, mas eu tenho lá minhas dúvidas de se não tem que pagar, se não ficam te enchendo o saco e mandando e-mail para você e uma infinidade de outras responsabilidades desnecessárias. Por isso, sempre que eu faço alguma coisa, antes preciso tirar uma prova. E nada melhor para isso do que meter a Leka (lembra, a nossa postadora desaparecida?) no meio. Como? Primeiro eu peço a ela que faça aquilo e depois, se eu ver que pode e tem condições, faço eu mesma. E assim caminha a humanidade, eu, a Leka e vocês, que não existem, porque não existem leitores neste Blog ridículo, mas mesmo assim, tudo bem. Bem, bem, não tá, mas tá bem (tá, isso não foi lá muito esclarecedor, mas eu não ligo). Em quarto lugar temos o MSN (graaande coisa)! Bem, ele é tanto um site com notícias e curiosidades, como também uma rede social. Mas, por enquanto, vamos pensar nele como só um site com curiosidades e notícias, como um jornal. Bastante gente conhece este site e ainda mais conhecem a rede social. Em quinta colocação podemos ver o Ig. Também como o MSN, o Ig é uma rede social (não lá muito das boas, vamos combinar, mais parece só um e-mail sem-graça, só sei disso porque meu pai tem um), mas também contém várias notícias e curiosidades, além de manchetes colunas e muito mais. Em sexto lugar temos a Uol (eu não sei se tem ou não Rede Social Uol, mas é provável que tenha). A Uol é um famoso site de manchetes, entrevistas, notícias, novidades, colunas e etc (e fofocas, vamos combinar, né?). Na sétima posição podemos ver o Yahoo! e o Yahoo! Respostas. Os dois são do mesmo dono e tem o mesmo nome, só que no Yahoo! são notícias, manchetes, colunas e novidades (não podemos esquecer da fofoca, né, gente? Não vamos esquecer o mais importante!) e no Yahoo! Respostas a gente pode fazer uma pergunta com nosso e-mail do Yahoo! (mais uma rede social, meu pai do céu!) e alguém (também com um e-mail do Yahoo!) pode te responder. Por votos dos internautas ou do próprio autor da pergunta, poderemos encontrar a Melhor Resposta. Em seguida as mais votadas e, por último, o restante (só que, às vezes, você não encontra uma resposta que preste). Também é bem útil este site se você quiser fazer uma pergunta já feita, porque aí você já encontrará uma resposta dada para o outro internauta curioso. Lááááá em oitavo encontramos o Terra. É, ele tá mal na minha lista, hein? Mas ele também tem uma Rede Social! Acredita? Mas também tem suas notícias, manchetes, colunas e tudo que os outros sites até agora apresentados (menos o Google, Youtube e Wikipédia) tem. E claro, não vamos nos esquecer que lá tem também fofoca (tem mesmo? Eu nem sei, faz mais de quinhentos séculos que eu não entro naquela coisa). Em nono (nono o quê?) encontramos o site do "Fabulooooso" Jornal Diário do "Graaaaande" ABC. É, tá na lata, é lógico que é o Diário do Grande ABC. É, e você sabe o que ele é? Eu falei, né, dãããã? É um jornal. Jornal? Que que é isso? Bem, ahn, é... É um papel... E o que é um papel? Ah, se toca, não existe só computador, máquinas e não é tudo virtual, não! É, essa deve ser uma conversa entre eu e você (que não existe, já que ninguém lê essa joça aqui), internauta e que deve até se esquecer do que é um jornal ou algo DE VERDADE. É, o jornal, como sempre, mostra TUUUUDO, mas TUUUUUDO mesmo. Menos, é claro, o mais importante: as fofocas. Tá, mas é claro que EU não ligo pra fofoca, mas talvez a maioria do povo PLEBEU ligue. É, e para não restar sombra de dúvida, no site você encontra tudo o que vai aparecer publicado no Jornal e até pode ver o jornal publicado virtualmente. Eu não disse? Pra que pagar pelo Jornal? Não é muito mais fácil e econômico ler pela Internet (isso é que um chute no saco, hein?)? Tá, para acabarmos com isso logo, temos a última colocação e a décima também. É o site da Editora Liro. É uma Editora de Livros Livre. É assim, você vai no site, põe os dados de como você quer seu livro, vê o preço, faz sua conta lá e se cadastra e depois, com seu e-mail cadastrado lá, manda os arquivos com seu livro para lá. Aí entra no seu e-mail, imprime o boleto, paga com seu cartão ou online pela Internet e recebe a quantidade de exemplares que você pediu, com a capa do modelo que você quiser, as páginas que você quis e tudo o mais pelo correio. O frete varia, mas o meu ficou uns dois reais, isso que eu pedi 30 exemplares, hein? Bem, eu publiquei meu livro: Laila no Reino Encantado, e logo acho que eu mostro aqui no site a História online e em PDF para você lerem. E eu vou passar o link do site, porque os outros sites todo mundo conhece e é só pôr no Google que vem na hora o site, agora a Liro é mais difícil de ser encontrada, eu acho. Então taí: http://www.liro.com.br/

Agora, vamos ver os sites da Web que contém jogos:

1° Lugar: Click Jogos
2° Lugar: Papa Jogos
3° Lugar: Jogos Jogos
4° Lugar: Barbie.com
5° Lugar: Iguinho
6° Lugar: Club Penguin
7° Lugar: Mundo Gaturro
8° Lugar: Migux
9° Lugar: Mundo do Sítio do Pica-Pau Amarelo
10° Lugar: Nitrome

Pus apenas dez sites, mas, para tertes uma ideia, existem mais de milhares de sites com milhares de jogos. Bem, em primeiro lugar temos o conhecidíssimo Click Jogos, cheio de jogos separados por categoria. Em segundo e terceiro lugar, também separados por categoria, temos o Papa Jogos e o JogosJogos. Em quarto lugar temos o site da Barbie, cheio de joguinhos de meninas. Em quinto lugar temos o Iguinho, um site de jogos e quadrinhos para crianças elaborado pelo Ig. Em sexto lugar temos o Club Penguin. Apesar de estar em sexto, ele é conhecido no mundo todo e tem em várias línguas: Espanhol, Inglês, Português, Alemão, Francês e outros. Em sétimo temos o Mundo Gaturro Recreio, muito legal e muito divertido, parecido com o Club Penguin, onde você cria seu avatar e passeia por um mundo fantástico e faz amigos. Em oitavo lugar temos o Migux, outro site parecido com o Club Penguin e com o Mundo Gaturro. Em nono lugar temos o Mundo do Sítio do Pica-Pau Amarelo parecido com Club Penguin e companhia. Em décimo lugar temos o Nitrome. Bom, se entrarem no Nitrome, recomendo que procurem este jogo: Cave Chaos. É muito legal e agora fizeram o dois! Joguem, vão gostar e dá para jogar multiplayer.
Agora, aqui vão alguns blogs e dicas de o que eles falam:

1° Lugar: Mundo da Informação
2° Lugar: Portal Animal
3° Lugar: Autônomos
4° Lugar: Notícias 10
5° Lugar: Club Penguin Granizo News
6° Lugar: Club Penguin Premium
7° Lugar: Sobre tudo um Pouco
8° Lugar: Páginas Paggi 
9° Lugar: Vamos Simplesmente Ler
10° Lugar: Blog do Diarinho

Em primeiro temos o nosso blog (sem comentários, mas siga-o, por favor). Em segundo temos o Portal Animal, meu blog, entrem: http://portaldoanimal.blogspot.com.br/. Fala de animais, entrem (e sigam). Em terceiro lugar temos o blog Autônomos. É do grupo de professores do meu pai, link: http://grupomapsp.blogspot.com.br/. Em quarto lugar temos o Notícias 10, o blog de Notícias do Guilherme Amaral, da minha escola e sala. Link: http://blogdasnoticiasdez.blogspot.com.br/. Em quinto lugar temos o blog Club Penguin Granizo News e em sexto, o Club Penguin Premium que falam sobre um jogo viciante, o Club Penguin. Em sétimo lugar temos o blog Sobre Tudo um Pouco, que fala, como o título, de tudo um pouco. Link: http://sobretudoumpouco.blogspot.com.br/. Em oitavo lugar temos o Páginas Paggi, o blog da minha antiga escola. Link: http://paginaspaggi.blogspot.com.br/. Em nono lugar temo o Vamos Simplismente Ler, também da diretora de minha antiga escola, link: http://www.vamossimplesmenteler.blogspot.com.br/. Em décimo lugar temos o famoso blog do Diarinho, e aqui está o link desse blog para as crianças organizado pelos editores do Diário do Grande ABC: http://blogdodiarinho.blogspot.com.br/.

Essas foram minhas dicas da Internet e até a próxima, no nosso blog (finalmente terminei toda a sequência que vocês me pediram!):

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello, guys!

Gostaram da postagem? Não gostaram? Querem acrescentar alguma coisa?

Podem comentar, leio todos os comentários com muito carinho e respondo a todos :) Também visito todos os links de blogs deixados e sigo também, se me interessarem, hehe

Só que tenho algumas regras:

*Sem xingar ou insultar os leitores ou o administrador (no caso, eu)
*Sem spam, please
*Sem flood!
*Comentários apenas para divulgação de blogs serão excluídos. Deixe seu link, mas apenas se for comentar algo construtivo! (e que mostre que você realmente leu a postagem ¬¬)
*Sem divulgações de produtos ou sites dos mesmos (o que vale também como spam)
*E não encha o saco. Quer dizer, não insista em quebrar essas regras, pois seus comentários serão excluídos imediatamente e você será mandado para o canto mais escuro do Tártaro.

Podem comentar, seus fofos *--*