Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Alimentação Saudável - Parte 1

Oi!

Vamos começar logo isso aqui da Alimentação Saudável? Então taí:

Alimentação Saudável - Parte 1

Alimentação Saudável, comidas que devemos evitar ou não, com que frequência comê-las.

Porque temos que nos preocupar com a nossa alimentação?

A resposta que eu te dou é uma reflexão: você quer ficar gordo(a)? É claro que não! Se você se pergunta porque tem tanta gente querendo fazer dieta e se preocupando tanto com comida, assunto que parece tão simples, olha aí uma coisa que pode te deixar com vontade de agir dessa forma também. Se você é do tipo que come demais, cuidado! Comida demais engorda, e não é pouco não. Então, para não ganhar surpresas desagradáveis, pense antes de morder aquele naco de chocolate de cinco em cinco minutos (até na sala de aula, onde é inclusive proibido). 

Mas não é só isso. Além de engordar, comer demais e muita coisa não saudável pode causar muitas doenças. Então, é bom se cuidar! Como diz o ditado: É melhor prevenir do que remediar!

O que é essa tal Alimentação Saudável?

Alimentação Saudável é se preocupar principalmente com o que você come. E o que quer dizer isso de "o que você come"? É saber se você come coisas saudáveis ou não saudáveis. E afinal, o que é saudável? Com certeza sua mãe vive te amolando, dizendo algo do tipo: Come fruta, verdura, legume, se não você não cresce... Na verdade, mesmo não comendo essas coisas, você vai crescer de qualquer jeito, mas não vai ficar saudável. Ou seja: vai ficar imune a doenças que, inclusive, podem levar a invalidez ou a morte! Então tome cuidado!

Cuidar da Alimentação é importante?

Essa resposta eu já te dei! É lógico que é importante! Se você não cuidar da alimentação, vish. Engordar, engordar, adoecer, piorar da doença, morrer. Então, agora você está vendo como é importante agora? 

Que alimentos são saudáveis?

Comida saudável são: frutas, verduras, legumes, pão, iogurte, suco natural, arroz, feijão, ovos, peixe, carnes, queijos, leite, macarrão... Mas mesmo que seja algo muito saudável, se consumido em muita quantidade vai deixar de ser-lo. 

Que alimentos não são saudáveis?

Justamente as coisas que você mais gosta: doces e frituras. Sem contar os refrigerantes. Agora entendeu porque seus pais falam para você comer menos coisas não saudáveis? Vai uma lista de coisas que com CERTEZA não são saudáveis: muito chocolate, balas, chicletes, pirulitos, bolinhos, refrigerantes (inclusive sua apreciada coca-cola), bolos com recheio, bolachas recheadas, salgadinho, bombons, coxinha, pastel, quibe, e... OVOS DE PÁSCOA! Oh, não!!! Você deve ter exclamado exatamente isso. Mas EVITAR comer essas coisas não quer dizer que NUNCA podemos comê-las. De vez em quando, umas duas vezes por semana não tem problema!

O que são as chamadas "porcarias"?

"Porcarias" são provavelmente o modo que seus pais chamam as coisas não saudáveis que já citeia acima: doces, fritura e refrigerante, principalmente. 

O que a alimentação incorreta pode trazer de males a saúde?

Que comer mal causa doenças eu já falei e cansei de repetir. Mas você quer  alguns exemplos para ter certeza que é importante se alimentar? Olha aí: diabetescolesterolpressão altaobesidade normal ou mórbidaproblemas cardíacos... A obesidade mórbida, inclusive, pode levar a invalidez ou até a morte.

Comer de mais ou rapidamente faz mal? Por quê?

Sim! De mais eu cansei de falar aqui que engorda e causa doenças, mas qual o problema de comer rapidamente? Comendo dessa forma você nem sente o gosto da comida e isso só te faz ficar com mais fome!  Mesmo não sentindo aquela comida que você comeu muito rápido e não conseguiu saborear, ela ainda vai estar lá e ajuntar com a próxima. Aí você vai comer mais, e engordar, e ter doenças... De um jeito ou de outro, a experiência não vai ser legal.

Páscoa, ALERTA VERMELHO!

Páscoa é a melhor época do ano, né? Mas você tá meio desinformado. Páscoa é ALERTA VERMELHO para sua alimentação. É a época do chocolate, dos ovos de chocolate, trufas, bombons... E dá-lhe chocolate. E, como eu já disse, chocolate em muita quantidade faz mal. "Mas, Clarice, é só UMA vez no ano! Não pode fazer tanto mal!", você deve estar contestando. Você é que pensa. Esse negócio de uma vez por ano é que é o PROBLEMA. Todos ficam naquela de melhor época do ano, quer um monte de ovos, tá louco para comer chocolate... E, às vezes, se houvessem ovos de páscoa todo dia em todo lugar o pessoal não ia comer tanto. Uma vez só o povo pensa que é muito pouco e para compensar come quinze ovos de uma vez (exagero? nem posso garantir sim ou não). Então FICAADICA: Cuide-se ainda melhor e MUITO melhor nessa época, principalmente.

Chocolate, doces, fritura, refrigerantes... Que danos eles fazem a saúde?

Os mesmos que todas as comidas não saudáveis, ou melhor, "porcarias": diabetescolesterolpressão altaobesidade normal ou mórbidaproblemas cardíacos e etc.

Frutas, verduras, legumes, carnes, arroz, pães, feijão, outros carboidratos... O que eles tem de bom para ajudar na nossa saúde?

Vitaminas, nutrientes, ferro, potássio, cálcio.... Isso tudo a gente pode pensar que não ajuda muito, mas ajuda sim. Você sabe que nosso corpo é cheio, lotado, de células, né? Essas células trabalham duro para garantir nossa saúde. Ainda mais quando vão tentar cicatrizar nossos machucados. E o que essa história toda tem a ver com células? TUDO A VER! Não, não tô falando do programa Tudo a Ver, não. Tô falando que as células tem tudo a ver com as vitaminas, nutrientes e etc. É que as vitaminas, nutrientes, ferro, potássio, cálcio e tal e coisa, ALIMENTAM as células, para elas poderem trabalhar. Por isso é importante ingerirmos esses nutrientes e vitaminas. Para ajudar nossas queridas células ajudantes! E, inclusive, essas são uma das únicas coisas que a gente aproveita da comida. O resto... Você já sabe o que acontece com o resto que não dá para aproveitar, né?

Por que comida saudável tem que ter gosto ruim e as não saudáveis são gostosas?

Uma regra que me deixa com raiva. A maioria das comidas saudáveis não são tão gostosas quanto as "porcarias" que não fazer tanto bem assim. Espinafre, beterraba, chuchu, abobrinha.... Eu, sinceramente, detesto. E a maioria menor de idade com certeza apoia. Mas ainda dá para conseguir comê-las. É só misturar bem no arroz e feijão ou comer logo em seguida a mistura para o gosto não ter efeito. E, pelo menos, as frutas não devem ser acrescentadas a lista de coisas saudáveis ruins. A maioria é muito boa (inclusive mexerica, que eu adoro demais)! Pães, arroz, feijão, carnes, ovos também tem um gosto aprovável (amo feijão!). Tente lidar com esses alimentos, por pior o gosto que tenham.

Com que frequência devemos comer os alimentos básicos?

Não sou especialista no assunto, então veja os próximos textos que retirei de outros blogs (a fonte está lá no final) e saiba melhor. Se achar melhor, pergunte a um nutricionista que é mesmo especializado no assunto e que saberá o que realmente é recomendado para sua idade, peso, altura e etc. 

Para as Mamães: Como cuidar da alimentação dos seus filhos 

Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, por isso consumir todos os nutrientes essenciais na quantidade certa é o segredo para ter uma vida com saúde. Se você se preocupa com alimentação dos seus filhos, independente da idade que eles tenham, siga as recomendações a seguir.


Cuidados na infância
O que fazer para que a criança consuma alimentos saudáveis? O que mandar na lancheira do seu filho, que seja saudável e que agrade o paladar dele? E sobre as guloseimas? O papel da mãe ou do responsável pela criança é fundamental nesta fase.
Nos primeiros anos de vida é importante deixar a criança ter contato com o alimento, ou seja, ela precisa tocar, brincar, experimentar os alimentos, para que assim possa criar um vínculo com o mesmo.
Aos poucos começam a surgir as preferências alimentares. E além de oferecer estes alimentos que a criança mais gosta e pede, é importante também oferecer os demais alimentos, para que a criança entenda que os alimentos que ela não gosta também são importantes.
Não force a criança a comer, mas não deixe de oferecer, mesmo que a criança recuse. Em algum momento ela pode ceder.
Outro ponto fundamental é a sua postura em relação aos alimentos, isso mesmo, você! A maneira como os pais se comportam é essencial. Pais que não gostam de verduras e legumes e que fazem caretas para saladas, reclamam quando o alimento está à mesa, dão o exemplo aos filhos.
Estipular horários para comer também é necessário, assim a criança aprende que existem horários para realizar as refeições, que não é correto beliscar , comer fora de hora, etc.

Quando a criança já cresceu um pouco mais e tem condições de fazer o prato sozinha, ensine que é importante ter um alimento de cada grupo alimentar no prato para que ela tenha uma refeição saudável.
Para que a criança sinta vontade de comer o que está sendo proposto, aparência é essencial, por isso, capriche na preparação! Não é preciso ter dinheiro para fazer pratos caros, basta ter criatividade. Harmonia é algo imprescindível, escolha alimentos com cores diferentes, exemplo: Se você fez arroz, feijão, frango, escolha para salada verduras e legumes com cores diferentes, pode ser uma salada de alface, cenoura e beterraba, assim ficará um prato colorido. Utilize ervas aromáticas (salsa, manjericão, manjerona, cebolinha, etc), tomate, azeitona, ovo e outros alimentos para enfeitar as saladas, deixando-as apetitosas.
O lanche para a escola também é importante, assim como nas outras refeições, procure mandar alimentos saudáveis e de acordo com gosto do seu filho, como: fruta, suco de fruta, biscoitos de água e sal, maisena, barra de cereais, iogurte, pão com queijo, bisnaguinha com geléia, etc.
Sobre as guloseimas, moderação é a palavra chave. Desde que na quantidade e freqüência certas, não proíba nada, apenas estipule limites. Balas, chicletes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacotes, doces em geral, de vez em quando, com moderação, não prejudica.
Cuidados na adolescência
É preciso força de vontade e persistência para conscientizar o adolescente a ter uma alimentação balanceada nesta fase e assim prevenir determinadas doenças crônicas na fase adulta. Ajude o seu filho a entender que daqui por diante ele terá que escolher o que é melhor para si e por isso, tem que aprender a comer de forma equilibrada.
Nesta faixa etária encontramos os seguintes problemas: muitos não fazem o café da manhã, os lanches estão sempre presentes, o refrigerante é consumido com muita frequência e em quantidade excessiva, o consumo de alimentos industrializados também aumenta, entre outros.
Além da conscietização que falamos a pouco, é importante que dentro de casa você continue oferecendo tudo como antes, ou seja, prepare todas as refeições, faça pratos equilibrados, estipule limites no cosumo de refrigerantes, industrializados e frituras. Com relação aos lanches, é possível oferecer um lanche saudável e diferente todos os dias, basta que tenha ingredientes nutritivos.
Exemplo: No lanche é importante ter pelo menos 1 alimento de cada grupo alimentar, carboidrato (pão), proteína (queijo, frios, carne), verduras e legumes. Não esqueça da fruta de sobremesa ou suco de fruta natural.
Também é necessário ficar atento as recomendações de alguns nutrientes que são aumentadas nesta fase, como o cálcio, ferro e zinco. Podemos citar as seguintes fontes alimentares destes minerais: cálcio (leite e derivados), ferro (carnes, ovos, leguminosas, vegetais de folha verde escura), zinco (frutos do mar e carnes em geral).
Cuidados na fase adulta
Se os seus filhos adquiriram bons hábitos alimentares na infância e adolescência, basta que eles mantenham estes hábitos nesta fase. Talvez você nem esteja tão presente como nas outras fases, mas se você tiver desempenhado seu papel de ensinar a comer de forma equilibrada, as chances destes hábitos permanecerem serão bem maiores.
Cuide dos seus filhos, mas não esqueça de cuidar de você, certo?   
Alimentação saudável: 60 dicas para você!


Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita. Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável?
O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo.
Ele não sabe distinguir se a deficiência energética é porque desejamos ter um corpo mais bonito ou se esperamos ficar mais saudáveis.
Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Você sentirá vontade de devorar o mundo e comer tudo que vê pela frente, não é verdade? Nada mais natural, já que o nosso organismo entende que devemos nos preparar para a próxima restrição, armazenando uma parte do que ingerimos, o que dificulta o emagrecimento.
O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você, definitivamente não é alimentação saudável e não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção. (Veja como eliminar peso com saúde. Faça uma avaliação de peso!)
Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 60 dicas para que possa ter uma alimentação saudável e uma vida melhor.
1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.
2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.
3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.
4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.
5. Não belisque entre as refeições.
6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.
7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).
8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.
9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.
10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.
12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.
13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!
14. Não repita a refeição.
15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.
16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.
17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.
18. Prefira sucos naturais.
19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.
20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.
21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.
22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.
23. Ingira legumes todos os dias.
24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.
25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.
26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.
27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.
28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.
29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.
30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.
31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.
32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.
33. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.
35. Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.
36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.
37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.
38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.
39. Evite as preparações gratinadas.
40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.
41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semidesnatado.
42. Evite chocolates, inclusive o diet.
43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.
44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.
45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira fatia.
46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.
47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.
48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa alimentação e é sedentário.
49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou salgadinhos.
50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.
51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena. Dispense a sobremesa.
52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso evitará exageros.
53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.
54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.
55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto pelas coberturas e chantilly.
56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas, chocolates e salgadinhos.
57. Não compre alimentos que devem ser evitados.
58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é verdade.
59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.
E, por fim, vale essa dica:
60. Movimente-se!! Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!
Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis


Alimentos Saudáveis:

1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de Omega 3, um tipo de gordura “boa”, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. Na falta de sardinha fresca, pode ser em lata.

2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.

5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sanguínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e  Omega 3 e Omega 9.

9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir os benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

Alimentos Não Saudáveis:

1 – Batatas fritas: são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. A batata, em termos nutricionais, é como uma tigela cheia de açúcar.

2 – Refrigerantes: são cheios de açúcar e outros produtos químicos. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados porque estão repletos de produtos químicos e adoçantes artificiais.

3 – Salgadinhos industrializados: não têm valor nutricional nenhum e são repletos de gorduras trans, sódio e açúcares, todos elementos prejudiciais à saúde.

4 – Algodão-doce: além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais.

5 – Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo – tem apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. Prefira, sempre, pão integral.

Fonte: Revista Época

Comer chocolate faz mal a saúde?

Quem resiste a uma barra de chocolate crocante ou aos bombons recheados com frutas e castanhas? Quem não pretende comer ao menos um pedacinho de ovo neste domingo de Páscoa que atire a primeira lasca. Unanimidade mundial, o chocolate invade as mesas nesta época do ano e o problema é que muitas pessoas, especialmente as crianças, abusam da iguaria, que é produzida em formatos e sabores cada vez mais atraentes.
Mas o que é verdade e o que é mito em relação ao chocolate? Até quanto se pode comer por dia, sem prejudicar a saúde? Qual é o melhor chocolate? Para responder a esta e outras perguntas, a SPRIM Brasil – Agência de Saúde e Nutrição, de São Paulo, através de seus profissionais da saúde (nutricionistas e nutrólogos), esclareceu algumas lendas e verdades da iguaria. Veja abaixo:

Chocolate faz bem à saúde? Verdade: Novas pesquisas científicas mostram que o chocolate amargo, se consumido semanalmente, pode ser benéfico ao organismo. Apesar da gordura do chocolate ser originária da manteiga do cacau, isto não é tão ruim quanto parece. Mesmo sendo rica em gorduras saturadas, um terço dessa substância é de ácido esteárico que, mesmo saturado, não aumenta os níveis do colesterol ruim, o LDL. O chocolate amargo também possui alto teor de magnésio, podendo ajudar as mulheres com ciclos menstruais problemáticos.

Chocolate faz mal a saúde? Verdade: O consumo excessivo de chocolate faz mal a saúde. Em especial as versões ao leite e branco, porque possuem alto valor energético (calorias). Consumidores obesos, com predisposição a engordar, ou que querem manter a forma, devem comer com moderação ou mesmo evitar a ingestão do produto. Estes chocolates também contêm grande quantidade de gordura saturada, sendo prejudiciais à saúde por poderem causar entupimento das artérias e, conseqüentemente, acarretar doenças cardiovasculares.

Chocolate causa acne? Mentira: Não há uma comprovação científica que relacione o consumo de chocolate e o aparecimento da acne (espinhas). Porém, como o chocolate contém muita gordura saturada, é esperado que em algumas pessoas que têm propensão ao desenvolvimento de acne, apresentem mais espinhas após o consumo em excesso.

Chocolate é afrodisíaco? Mentira: Estudos que procuraram uma relação entre o consumo de chocolate e o aumento do desejo sexual não encontraram nada de concreto. O consumo desse alimento estimula a produção de substâncias que podem ser responsáveis pela sensação de bem-estar. Mas se o chocolate possui qualquer propriedade afrodisíaca, elas provavelmente são de ordem psicológica.

Chocolate causa cárie? Verdade: Por conter açúcar, o chocolate pode contribuir para o desenvolvimento de cáries. Porém, isso pode ser evitado: após consumir chocolates é só realizar uma correta higiene bucal.

Chocolate vicia? Mentira: Ainda não foram encontradas substâncias específicas no chocolate que possa provocar diretamente o vício ou dependência. O que causa ao consumidor é uma certa saciedade quando o alimento é ingerido em grandes quantidades.

Segredos nutritivos
De acordo com informações da Nestlè, O chocolate contém mais de 300 substâncias químicas diferentes e vários nutrientes necessários ao corpo. Calcula-se que uma barra média contenha:
  • 3 gramas de proteína
  • 15% da necessidade diária de riboflavina
  • 9% da necessidade diária de cálcio
  • 7% da necessidade diária de ferro
Dentro dos vários compostos do chocolate, encontram-se os flavonóides (Ácido gálico e epicatectina). Estas substâncias com propriedades cardioprotectoras têm origem no grão de cacau e consistem num sub-grupo de substâncias antioxidantes, denominadas polifenóis, que previnem o envelhecimento precoce. São encontradas em maior quantidade no chocolate amargo.

Comer rápido demais: Engorda e faz mal a saúde

A cada dia que passa achamos que o tempo está ficando mais curto, vários compromissos precisam ser cumpridos com urgência, são obrigações no trabalho, e-mails para serem lidos e enviados. Além dos compromissos profissionais, quando chegamos em casa ainda temos diversas tarefas, cuidar dos filhos, dos animais de estimação, às vezes até continuar trabalhando, e quando se da conta  acabou o dia. Para conseguir cumprir toda essa agenda nós acabamos perdendo tempo e não dando tanta atenção a necessidades essenciais como comer, por exemplo.

Muitas pessoas, por falta de tempo, criaram o hábito de comer muito rápido e, para aproveitar o tempo, comem fazendo outra atividade como ler e-mails ou assistir TV. Este hábito, para quem quer manter a forma física, é bastante prejudicial, pois damos preferências para comidas rápidas como congelados, que contêm um nível alto de gorduras e sódio, ou fast-foods que possuem um grande teor de calorias e conservantes.
Por não dispor de um tempo necessário para fazer as refeições, comemos rápido e ingerimos alimentos até acharmos que estamos satisfeitos, porém o cérebro precisa de no mínimo 20 minutos para perceber que o organismo está totalmente satisfeito. Quando isso acontece, o cérebro libera um hormônio chamado PYY que é responsável por dar a sensação de saciedade, por isso quando comemos devagar, comemos menos.  Prestar atenção no que se come também é muito importante, pois se lembrar do que comeu ajuda a diminuir o apetite.
Alguns hábitos, aliados ou não ao habito de comer rápido, prejudicam a saúde e podem engordar, são eles:
  • Frustrações do dia a dia
Comer é um ato de prazer, por isso muitas pessoas descontam suas frustrações como, brigar com o marido ou com a esposa, discutir com um amigo ou levar uma bronca do chefe. Para a satisfação os itens mais procurados são os doces, por darem sensação de prazer, mas como contêm muito açúcar e gorduras em longo prazo acaba aparecendo a consequência do excesso: o sobrepeso.
  • Beliscar
Entre as refeições buscamos beliscar guloseimas, como biscoitos, salgadinhos e chocolates, mas para não acumularmos a indesejável gordura localizada é válido procurarmos por itens mais saudáveis como frutas, barras de cereais ou produtos light.
  • Dormir pouco
Segundo estudos, dormir pouco também ajuda a engordar, pois a noite mal dormida faz com que sinta mais fome no outro dia e, como o corpo não esta descansado, faz menos movimentos para queimar as calorias.
  • Não fazer todas as refeições
A parte da manhã é o período mais ativo para a maioria das pessoas, por isso o café da manhã precisa ser reforçado, mas com alimentos saudáveis, pois o corpo vai precisar de mais calorias para gastar, engana-se quem acha que pular refeições emagrece, pelo contrário, ficar sem comer vai acumulando a sensação de fome, portanto na próxima refeição será ingerido mais do que o necessário.
  • Stress
O stress desencadeia uma série de alterações hormonais e isso causa o aumento no peso, por isso opte por comer em lugares calmos, evite pensar em assuntos que geram stress e é sempre bom lembrar que os exercícios físicos, além de melhorar o humor, ajudam a emagrecer.
Sabemos que um dia ou outro comer rápido será necessário, mas isso não pode se tornar uma rotina, pois o nosso corpo precisa de cuidados para se manter saudável , a nossa saúde é sempre mais importante.
Imagens:

Gente comendo (LOL)



Comidas Saudáveis



Comidas Não Saudáveis


Piada de Páscoa


Links de Fonte

Para as mamães: Como cuidar da alimentação dos seus filhos. Link: http://maisequilibrio.terra.com.br/como-cuidar-da-alimentacao-dos-seus-filhos-2-1-1-484.html

Alimentação saudável: 60 dicas para você! Link: http://cyberdiet.terra.com.br/alimentacao-saudavel-12-1-12-2.html

Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis. Link:
http://emiliaeiko.wordpress.com/2011/06/02/alimentos-saudaveis-e-nao-saudaveis/

Comer chocolate faz mal a saúde? Link:
http://www.espacovivamais.com.br/noticias/mostrar/658

Comer rápido demais: Engorda e faz mal a saúde. Link:
http://blog.onofre.com.br/2012/09/28/comer-rapido-demais/

Jogos Relacionados:


Zuzubalândia: Jogo Pirâmide dos Alimentos. Link:

Jogo da Forca: Alimentação Saudável. Link:

Barbie: Alimentação Saudável. Link:
http://www.jogarjogosdabarbie.com/alimentacao-saudavel.html

Brincando e Aprendendo: Alimentação Saudável. Link:
http://voujogar.webnode.com.br/alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saudavel/

Emagreça com Saúde: Gordura dos Alimentos. Link:
http://www.roche.pt/emagrecer/jogo/

Só Nutrição: Fome de Quê? Link:
http://www.sonutricao.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=fomedeque

Nestlé: Jogo da Horta. Link:
http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=JOGODAHORTA

Super V: Poder dos Alimentos. Link:
http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos_aventura.html

Multimídia:

SmartKids: Alimentação Saudável. Link:
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/alimentacao-saudavel.html

Centro de Nutrição Avançada: Alimentação Saudável. Link:

Links adicionais:

Alimentação Saudável. Link:
http://www.alimentacaosaudavel.org/

O que é Alimentação Saudável? Link:
http://www.saude.ma.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1605:o-que-e-alimentacao-saudavel&catid=304:artigos&Itemid=756

Espero que tenham aprendido bastante com esta postagem, hein? Agora esperem a próxima postagem com mais informações e coisas bacanas. Até a próxima postagem, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação da Mundo, na sua Mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello, guys!

Gostaram da postagem? Não gostaram? Querem acrescentar alguma coisa?

Podem comentar, leio todos os comentários com muito carinho e respondo a todos :) Também visito todos os links de blogs deixados e sigo também, se me interessarem, hehe

Só que tenho algumas regras:

*Sem xingar ou insultar os leitores ou o administrador (no caso, eu)
*Sem spam, please
*Sem flood!
*Comentários apenas para divulgação de blogs serão excluídos. Deixe seu link, mas apenas se for comentar algo construtivo! (e que mostre que você realmente leu a postagem ¬¬)
*Sem divulgações de produtos ou sites dos mesmos (o que vale também como spam)
*E não encha o saco. Quer dizer, não insista em quebrar essas regras, pois seus comentários serão excluídos imediatamente e você será mandado para o canto mais escuro do Tártaro.

Podem comentar, seus fofos *--*