Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

Feliz Dia Internacional da Mulher!!!

Oi, gente, tudo bom com vocês? Eu vim aqui hoje falar um pouco da história do Dia Internacional da Mulher, que é uma data muito importante e você irão descobrir agora porque. Veja um pouco da história:

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DE LUTA

Por que no dia 8 de março?

Não é de hoje que mulheres lutam para conquistar uma sociedade com mais justiça social e liberdade. Uma luta que tem seu marco histórico como o corrido em Nova Iorque, 1857, quando operárias de uma tecelagem organizaram uma greve contra as péssimas condições de trabalho (redução de jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias; equiparação de salário com os homens, pois chegavam a receber até um terço do salário de um homem, executando a mesma função e tratamento digno no ambiente de trabalho). Ocuparam a fábrica, mas a manifestação foi reprimida com muita violência. Em resposta, os patrões fecharam as portas da fábrica e atearam fogo, matando 128 mulheres. Pouco antes de a greve ser decidida, as operárias estavam tingindo tecidos da cor lilás. Por esse motivo, o lilás foi adotado internacionalmente como o movimento feminista.

Em 1910, no I Congresso Internacional de Mulheres, acontecido em Copenhague (Dinamarca), a socialista Clara Zetkin propôs que o dia de massacre destas trabalhadoras em Nova Iorque, 08 de Março, passasse a ser celebrado como uma jornada internacional das mulheres.

O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta contra a discriminação e a violência, contra a exploração que atinge a toda a classe trabalhadora, em especial às mulheres, que sofrem com salários ainda inferiores aos dos homens, acumulam dupla jornada de trabalho e têm seus direitos desrespeitados.

Você sabia?

* no início do século XXI as mulheres são mais de 50% da força de trabalho mundial.
* mais da metade dos universitários brasileiros são mulheres.
* em milhares de famílias brasileiras os homens tomam conta das crianças, enquanto as mulheres vão trabalhar. A recessão do país desempregou os homens que ganhavam mais e os foi substituindo por mulheres que, em média, ganham 70% do que ganham os homens.
* além da licença-gestante (6 meses), que deve ser concedida inclusive à mãe adotiva, a mulher tem o direito à alteração de sua função, caso a atividade desenvolvida coloque em risco a gravidez.
* hoje em dia as mulheres estão ganhando cada vez mais direitos no que se diz respeito a política. Só em 1932 as mulheres passaram a poder votar, mas somente as mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria. Em 1934 essas obrigatoriedades foram eliminadas e hoje em dia as mulheres tem altos cargos: vereadoras, prefeitas, governadoras, deputadas estaduais e federais, senadoras, e até presidentes! A primeira mulher e única até hoje a se tornar presidente foi Dilma Rousseff, candidata em 2010 e que cumpre mandato desde 2011 até os dias de hoje (cumprirá todo o mandato até 2014).
* o artigo 373 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) proíbe a exigência de atestado ou exame de qualquer natureza para comprovação de gravidez na admissão ou permanência no emprego. O mesmo dispositivo também veda ao empregador ou preposto fazer revistas íntimas nas empregadas ou funcionárias.
* a mulher ainda sofre violência: assédio sexual, estupro, prostituição infantil, violência familiar (incesto, agressão física), agressão moral etc.
* a mulher negra é ainda mais discriminada pela sociedade.

QUESTÕES:

1- A mulher tem que ser responsável, sozinha, pelas tarefas domésticas e pela educação dos filhos? Por quê?

2- Indique uma coisa que melhorou na vida da mulher (cite um exemplo, com uma situação real) e uma coisa que ainda precisa melhorar na vida da mulher (cite um exemplo, com uma situação real).

Bom, esse texto foi minha mãe (professora de Português) foi quem elaborou este texto sobre o dia da mulher que ficou muito bom e as perguntas também. Se você for professor e quiser passar algo do tipo pros seus alunos já tem o conteúdo e até algumas perguntas. Se você não for professor, vêse consegue responder as perguntas aqui embaixo nos comentários! 

É só, até mais no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua Mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello, guys!

Gostaram da postagem? Não gostaram? Querem acrescentar alguma coisa?

Podem comentar, leio todos os comentários com muito carinho e respondo a todos :) Também visito todos os links de blogs deixados e sigo também, se me interessarem, hehe

Só que tenho algumas regras:

*Sem xingar ou insultar os leitores ou o administrador (no caso, eu)
*Sem spam, please
*Sem flood!
*Comentários apenas para divulgação de blogs serão excluídos. Deixe seu link, mas apenas se for comentar algo construtivo! (e que mostre que você realmente leu a postagem ¬¬)
*Sem divulgações de produtos ou sites dos mesmos (o que vale também como spam)
*E não encha o saco. Quer dizer, não insista em quebrar essas regras, pois seus comentários serão excluídos imediatamente e você será mandado para o canto mais escuro do Tártaro.

Podem comentar, seus fofos *--*