Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Alimentação Saudável - Parte Final

Olá, pessoal!

Estamos na tão esperada segunda postagem sobre Alimentação Saudável e que vai ser a mais longa e mais legal dentre as três (porque a de introdução também conta). Que tal? Querem começar logo e aprender mais? Ótimo, porque eu também quero. Lá vai:

Alimentação Saudável - Parte Final

Pirâmide alimentar, obesidade, sobrepeso, obesidade mórbida e abaixo do peso, índice de obesidade, testes, enquetes e entrevistas. 

O que diabos é essa tal Pirâmide Alimentar?

Cara, se você não sabe isso foi bom ter entrado aqui, porque esse assunto é muito importante e aprendi-o já na terceira série, porque o país está tentando apressar as informações de Alimentação Saudável para as crianças, pra elas não ficarem obesas. 

Bem, mas a Pirâmide Alimentar tem TUDO a ver com Alimentação Saudável, fique ciente. A Pirâmide Alimentar nada mais, nada menos, é uma ilustração de uma Pirâmide separada em blocos e com desenhos de alimentos dentro. Mas o que isso tem a ver com Alimentação Saudável, Clarice? É que, dependendo da localização dos alimentos, sabemos se devemos comer aquele tipo de alimentos mais ou menos vezes. A Pirâmide Alimentar ainda fala quantas porções diárias ou semanais são necessárias de consumo daquele alimento. Na postagem anterior, eu coloquei uma Multimídia da SmartKids que falava e explicava um pouco sobre a Pirâmide Alimentar. Você não viu? Dá uma olhada: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/alimentacao-saudavel.html.

E também coloquei na postagem anterior um jogo sobre Pirâmide Alimentar, olha: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html.

Entendendo a Pirâmide Alimentar

Agora chegou a hora de ENTENDER a Pirâmide Alimentar. Primeiro, entenda que ela é composta de seis grupos ou categorias. Veja as imagens:



Nessas Pirâmides existem seis grupos, mas algumas pirâmides tem quatro grupos, seis, sete, oito e até nove grupos.

Mas em todas existem as mesmas categorias de alimentos, às vezes meio divididas. Nesses casos, os carboidratos, cereais, massas e pães, estão lá embaixo. Acima temos duas categorias: Vitaminas e Sais Minerais, com legumes e verduras, e Proteínas e Sais Minerais, com as frutas. Mais acima há as carnes, leguminosas e ovos, e do lado as Proteínas, ou seja, laticínios como leite e derivados. Por fim, na pontinha, estão as gorduras e o açúcar. 

Cada categoria indica os alimentos que constam nela e a frequência, como indica essa outra pirâmide de oito grupos:


Por que os doces e gorduras estão na pontinha?

Porque a Pirâmide foi criada, com toda certeza, por um cara mestre na inteligência. Você olhando de novo a Pirâmide Alimentar acima, com as frequências que devemos comer cada categoria, repara que os doces e gorduras estão lá em cima, e com uma das menores porções possíveis. 1 a 2 porções semanais (semanais, hein? não vá pensando que é todo dia!). É que a ponta tem o menor espaço possível da Pirâmide, já que tem o mesmo tamanho de altura que os outros blocos das categorias, mas está lá apertada e espremida. Isso quer dizer que quanto menor o espaço, menos porções devemos comer daquela categoria naquele espaço, entendeu? E como devemos comer poucos doces e gorduras, eles estão lá em cima, demonstrando que devem ser comidos em pouca quantidade e frequência. Pastéis, coxinha, chocolate, sorvete, bolachas recheadas, salgadinhos, fast-food, ovos de páscoa (tinha que ser) e outros doces e gorduras devem ser evitados e consumidos com moderação. Mas isso não significa que então você pode bani-los do cardápio (se é que você vai conseguir banir eles totalmente mesmo). Se eles constam na Pirâmide, então devem sim ser consumidos, porque nosso corpo, ao contrário do que você pode pensar, precisa sim de gorduras. Pelo menos um pouquinho, mas precisa. Então consuma com moderação, mas não deixe de consumir.

Porque os carboidratos estão na base?

A base, para quem não sabe, é lá em baixão, no começo de tudo e de toda a pirâmide. Acontece que a gente precisa ingerir mais desse alimento, porque lá em baixão ele tem a mesma altura que os blocos de outras categorias, mas tem o maior espaço possível de largura, não está espremido como os doces nem como qualquer outro bloco. Devem ser consumidos, portanto, cinco a nove porções por dia. Cereais matinais, pães, macarrão, cenoura, mandioca podem ser acrescentados ao cardápio todos os dias para que você consiga deixar o consumo de carboidratos em dia.

E porque alimentos como frutas estão no meio?

Apesar de você estar cansado de ouvir falar que tem que comer fruta que é bom para a saúde, não significa que é ÓTIMO. Tá, é ótimo, mas também você não pode comer o dia inteiro frutas, umas cinco por dia, por exemplo. Vá com calma! Lembra que na postagem passada eu falei que, mesmo que o alimento seja bom para a saúde, se ele for consumido sem moderação não vai ser mais saudável? Pois é. As frutas são muito boas mesmo, mas também não dá para exagerar. Três a cinco porções por semana e tá beleza.

Brasil e Estados Unidos: pontos de obesidade 

Você sabe que o Brasil é um ponto de obesidade. "Não sei não, Clarice". Ponto de obesidade, ser supremo que está lendo minha postagem, é, em outras palavras, um lugar com muita gente obesa. "Que que é obesidade e obesa?". Cara, você tá por fora do mundo, mesmo! Não tem aqueles desenhos que a prefeitura pões nos bancos do metrô e ônibus falando dos assentos preferenciais (apesar de ser inútil, já que o pessoal e principalmente os jovens não cedem o lugar para gente que precisa mais que eles nem que lhes ofereçam três mil reais)? Então, repara que lá tá escrito: gestante (quem está grávida), idoso (gente mais velha), mulheres com crianças de colo, deficiente físico (pessoas com cadeira de rodas, cegos, e de muletas também) e obesos. Obesos são as pessoas que estão MUITO acima do peso. Mas muito mesmo. E isso pode prejudicar muito a saúde, elas podem ficar sem pique para subir uma escada de apenas alguns degraus e coisa do tipo. Bem, gente MUITO acima do peso você sabia que tem aqui no Brasil, mas sabia que nos Estados Unidos também é assim?

"Sério? Mas eles se acham o centro do mundo, deviam querer se cuidar mais e cuidar também da aparência!". Mas não é assim. Na verdade, lá é ainda PIOR que aqui no Brasil! Lá eles comem hambúrguer, refrigerante que é vendido em garrafas gigantes (o prefeito de uma cidade de lá tentou impedir a venda de refrigerantes gigantes, mas não aprovaram a decisão), bacon, ovos e tudo que é doce e, principalmente, gorduroso, todos os dias. Lá, a cada três crianças, duas estão acima do peso! Então tem mais gente acima do peso que com peso normal! Isso é um índice muito preocupante, mas nem os refrigerantes gigantes, pelo menos, foram retirados do cardápio para que as crianças não comam e bebam tanta "porcaria". Mas a decisão do prefeito de uma cidade lá que queria tirar os refrigerantes gigantes, não foi aprovada por questões comerciais. Quero dizer, o pessoal que vende estes alimentos não saudáveis. Eles ganham muito dinheiro vendendo vários refrigerantes gigantes todos os dias, então dane-se se as crianças tão ficando obesas ou morrendo por obesidade mórbida (vou contar depois o que é isso) ou não. O que interessa para eles é o dindim, a verdinha, os conto, ou lá os dólar. Que morram centenas de crianças, mas eles tem o dinheiro deles. Mas o prefeito quer também impedir essa venda de refrigerantes muito grandes por questões de grana também. Com tanta gente obesa haja dinheiro para investir em hospital e atendê-las. Questões comerciais, filho! Deixa de vender algo que faz mal a saúde para não gastar dinheiro cuidando dessas pessoas que estão mal. Que se dane a vida delas, eu quero é meu dindim no bolso e não precisar usá-lo em hospital! Prefeitos são espertos, internauta, muito espertos!

Obesidade mórbida, obesidade, sobrepeso e abaixo do peso. Que doideira é essa?

Já te contei da obesidade. A pessoa está MUITO acima do peso. Bom, mas tem outras categorias de peso também, veja. Abaixo do peso é as pessoas como eu, que estão muito magras e abaixo do peso indicado para a altura delas. Isso pode dar em anemia e outras coisas do tipo, por isso eu tô tentando engordar e até agora consegui uns dois quilinhos (isso mesmo, enquanto vocês tentam emagrecer, eu tento engordar!). Peso normal é a pessoa que está com o peso indicado em relação a sua altura (altura e peso tem mais relações do que você imagina). Mas se você tiver uns dois quilinhos a mais ou a menos não se preocupe! Não precisa ficar certinho, só ali na média. Sobrepeso é, em outras palavras, a pessoa gordinha. Isso pode gerar algumas doenças, às vezes, e é bom dar uma boa emagrecida! Dietas milagrosas não adiantam, porque se você tentar segui-las pode ser que hajam sintomas ruins e se você comer muito pouco pode passar mal. O indicado é fazer várias refeições, com um lanchinho entre cada uma das principais, exemplo: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite. "Mas assim eu vou comer demais e aí vou só engordar em vez de emagrecer!". Aí que você se engana. A dica é comer várias vezes, mas bem pouquinho. Se você comer pouquinho no café da manhã e depois no almoço, vai piorar a situação, porque vai morrer de fome e comer quinze quilos no almoço, e lá se vai sua dieta por água abaixo (ou por estômago abaixo). Por isso comer várias vezes. Evite repetir a comida e quando exagerar na gordura e doces numa festa, por exemplo, fique um tempinho sem comer esses alimentos.

E não esqueça de fazer muito exercício. Um pouquinho pelo menos três vezes por semana faz muito bem. Também é legal participar de uma equipe de vôlei, por exemplo, assim você se diverte e queima as calorias. Não esqueça de tomar muita água (no mínimo oito copos) e fazer algumas pausas quando estiver praticando exercício. Muito exercício seguido e sem nenhuma pausa pode prejudicar sua saúde!

Bem, a obesidade pode causar colesterol, diabetes, pressão alta e coisas assim, mas isso ainda tem cura mais facilmente. Já a obesidade mórbida é a pior forma da obesidade. É o estágio de risco, de alerta. Aliás, o sobrepeso já era uma advertência, um cartão amarelo, a obesidade um cartão vermelho, e agora tchau, expulso do jogo! A obesidade mórbida pode levar a invalidez (quando você já não consegue fazer nada e tem que ficar de cama, ou não tem mais voz e coisas do tipo) e até a morte!!! Isso não tem cura e é super perigoso. Então, não espere até que este estágio chegue e adeus, já fique em alerta no estágio do sobrepeso! Mas você quer saber seu IMC, o cálculo que é feito para se descobrir qual o peso ideal para você e saber se você está com um peso bom? O blog colocou um calculador de IMC, é só procurar no lado dos Gadgets, mais abaixo das enquetes sobre Alimentação Saudável.

Textos de Reportagens:

Uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil 



Um dado preocupante: o número de crianças acima do peso no Brasil já é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos, o país com a maior população obesa do planeta.
Mas o que esperar se nossos meninos e meninas não sabem o que estão comendo e nem conhecem os alimentos que deveriam estar na mesa? Clique aqui para calcular o IMC do seu filho e ter dicas de lanches saudáveis.
As crianças têm um desafio aparentemente simples: identificar, na feira, frutas, verduras e legumes de uma lista de compras. Alimentos que fazem parte de uma dieta saudável e que a maioria dos garotos evita a todo custo.
“Eu não sou muito fã de verdura não”, confessa a menina Júlia, de 12 anos.
Uma em cada três crianças está acima do peso. Há menos de 25 anos não era assim. Em 1989, apenas 13% dos brasileiros de cinco a nove anos tinham mais gordura no corpo do que deveriam. A quantidade de crianças acima do peso mais que dobrou nas últimas duas décadas.
Hoje esse número é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos. Lá, 33% da população infantil está acima do peso.
Para tentar brecar esta epidemia, o Ministério da Saúde lançou esta semana uma campanha em 30 mil escolas públicas. Os alunos foram pesados e orientados sobre os riscos de uma má alimentação.
A cineasta Estela Renner conhece bem o problema. Durante dois anos e meio, ela viajou por todo o país para gravar o documentário ‘Muito além do peso’. O filme mostra o quanto de gordura e de açúcar existe em refrigerante, biscoito e suco de caixinha.
“Eu falei: vamos fazer uma experiência visual com eles, porque parece que as crianças aprendem mais e os pais também”, explica.
O Fantástico também fez o teste. A experiência mostra que realmente eles não conhecem direito o que estão botando na boca. Mas será que ao menos sabem o que deveriam comer?
“As crianças realmente não sabem mais o que é um mamão papaia, o que é uma pêra, um kiwi. Elas sabem todas as marcas de todas as comidas industrializadas, mas elas não reconhecem mais as frutas”, afirma Estela.
“É importantíssimo que, desde o final do aleitamento materno exclusivo, a criança seja apresentada a maior variedade possível de alimentos” orienta a nutricionista Elisabetta Recine.
Segundo a nutricionista, os alimentos devem ser oferecidos de forma divertida: “Alimentação saudável tem que ser um presente e não uma punição. É importante que a família estimule a criança a preparar o seu próprio prato e que isso seja uma brincadeira, que ela coloque no prato diferentes alimentos, com diferentes cores, às vezes até com formatos diferentes. Não dá para pensar que a criança vai ter uma alimentação saudável se a família e os pais não têm uma alimentação saudável, eles são o primeiro exemplo”, destaca.
Essas são dicas para que seu filho não entre no grupo de crianças com diabetes, pressão alta, problemas ortopédicos e até psicológicos.
“Essa geração de agora é uma geração que gente prevê que, se não for feito nada nesse momento, daqui a 20 anos, é uma geração doente”, avalia uma médica.
Ana Maria de Carvalho tem que correr contra o tempo. A filha de 10 anos já é paciente de um ambulatório público de obesidade infantil, no Rio de Janeiro. Nos exames, ela apresenta altas taxas de açúcar e gordura no sangue. 

"Eu tenho medo da hereditariedade, porque eu tenho na família do meu lado, meu pai é diabético e na família do pai dela tem problema com pressão", diz a mãe de Juliane.


Obesidade infantil: perigos do excesso de peso em crianças

Nos Estados Unidos, cerca de 30% das crianças estão acima do peso; no Brasil, esta porcentagem já é de 15%. A obesidade infantil um risco para a saúde das crianças e uma situação que resulta de estilo de vida sedentário e da má alimentação, ou seja, falta de exercícios físicos e excesso de alimentos consumidos, geralmente industrializados, rico em calorias e gorduras e pobre em nutrientes e fibras.

O papel dos pais e da escola na cura da obesidade infantil

Os pais e a escola exercem papel decisivo, tanto no exemplo como na orientação às crianças. Na cozinha e na geladeira, frutas, queijo magro e nozes devem substituir os salgadinhos e as guloseimas com alto teor de açúcar, gordura e poucas fibras.
As refeições devem ser feitas em família, o que representa também uma oportunidade de convivência. E não se trata de fazer dieta rigorosa. Também não é preciso contar calorias compulsivamente; o ideal é que os pratos sejam servidos prontos – a travessa na mesa é sempre uma tentação. Os pais devem estimular os filhos a praticar atividades físicas, desde levar o cachorro da família para passear, até a prática de esportes.
Por fim, nada de objetivos grandiosos, querer emagrecer dez quilos em uma semana é impossível, além de aumentar a ansiedade e conseqüente frustração da criança. Em matéria de obesidade, a regra é a mesma da vida: devagar e sempre.
Preparar alimentos com poucas calorias e ricos em nutrientes não é difícil e demorado, como muitas pessoas pensam. Ter uma alimentação saudável é mais fácil do que parece – e muitas vezes mais barato.
Confira dicas de receitas em Seleções Culinária!
Se você tem um caso de obesidade infantil ou adulta em sua família, entre na ABESOAssociação Brasileira para estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, e busque ajuda especializada. A obesidade é um assunto é muito sério e não deve ser tratado com despreocupação. Ela é responsável por uma série de outras doenças, como inflamações crônicas, tendência a coagulação sangüínea, resistência a insulina, diabetes tipo 2, hipertensão, problemas ortopédicos, apnéia do sono entre outros. Além de freqüentes problemas de sociabilizarão e auto-estima.
Moacyr Scliar é médico especializado em Saúde Pública, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.                                                       

Quase metade da população no Brasil está acima do Peso 

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo, o percentual passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
Além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingere a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.Segundo o ministro Alexandre Padilha, um dos fatores do aumento do excesso de peso e da obesidade no Brasil é o consumo de alimentos gordurosos. Os dados revelam que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura e mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente.
Gráfico dieta dos brasileiros (Foto: arte/G1)
Os números são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
O levantamento, divulgado anualmente pelo ministério desde 2006, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física. Em 2011 foram entrevistadas 54.144 pessoas de janeiro a dezembro.
“Alimentar-se bem é o primeiro passo para ter uma qualidade de vida saudável. Temos que ter maior oferta de produtos industrializados saudáveis. No tocante aos supermercados, o objetivo é colocar produtos saudáveis mais visíveis, como o leite desnatado”, afirmou Padilha, na coletiva de imprensa em que os dados foram apresentados.
A pesquisa revela que as mulheres comem mais frutas e hortaliças, enquanto os homens comem mais carne com excesso de gordura. Quem tem mais de 12 anos de escolaridade tende consumir mais frutas e hortaliças, de acordo com o levantamento.
Apesar de "comer pior", os homens se exercitam mais do que as mulheres. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens fazem exercícios com regularidade. Entre as mulheres, a frequência é de 22,4%. O percentual de homens sedentários no Brasil passou de 16% em 2009 para 14,1% em 2011.
De acordo com o Ministério da Saúde, o sedentarismo aumenta com a idade. Entre homens entre 18 e 24 anos, 60,1% praticam exercícios. Esse percentual reduz para menos da metade aos 65 anos (27,5%). Entre mulheres de 25 a 45 anos, 24,6% se exercitam regularmente. A proporção é de apenas 18,9% entre mulheres com mais de 65 anos.
Critérios
O Ministério da Saúde considera "acima do peso" as pessoas com um IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto que 25, segundo a assessoria de imprensa. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado. Acima de 30 no IMC faz a pessoa ser considerada "obesa".
“Existe uma tendência de aumento do peso e obesidade no país. Agora é a hora de virar o jogo para não chegarmos a países como os Estados Unidos, que tem mais de 20% de sua população obesa”, afirmou o ministro da Saúde.
Ele citou acordos feitos no ano passado entre o governo e a indústria de alimentos e escolas para a redução de sal e gordura na comida. O ministro defendeu ainda a criação de "espaços de saúde", com máquinas para exercícios em áreas públicas.
O levantamento revela que o sobrepeso é maior entre a população masculina. Mais da metade dos homens – 52,6% – está acima do peso ideal, enquanto 44,7% das mulheres apresentam sobrepeso.
A pesquisa do Ministério da Saúde mostra ainda que o excesso de peso entre homens começa na juventude. Entre os que têm entre 18 e 24 anos, 29,4% já estão acima do peso. Na faixa etária entre 25 e 34, 55% da população masculina apresenta excesso de peso. A porcentagem sobe para 63% na faixa etária entre 35 e 45 anos.
Já entre mulheres jovens (entre 18 e 24 anos), 25,4% apresentam sobrepeso. A proporção aumenta para 39,9% na faixa etária entre 25 e 34 anos, e mais que dobra entre brasileiras de 45 a 54 anos (55,9).
“Uma parte dessa tendência do aumento de peso que é que temos mais pessoas entre 18 e 24 anos com excesso de peso e obesidade. Agir sobre as crianças e adolescentes é fundamental para prevenir uma população obesa”, afirmou o ministro.
Capitais
Segundo o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). Na outra ponta da lista, com a menor proporção de pessoas com sobrepeso, estão São Luís (39,8%), Palmas (40,3%), Teresina (44,5%) e Aracaju (44,5%).
São Paulo apresenta 47,9% de pessoas com excesso de peso. A proporção no Rio de Janeiro é de 49,6%, e no Distrito Federal é de 49,1%.
A capital com mais obesos é Macapá (21,4%), seguida por Porto Alegre (19,6%), Natal (18,5%) e Fortaleza (18,4%). As capitais com menor quantidade de obesos são: Palmas (12,5%), Teresina (12,8) e São Luís (12,9%).
Em São Paulo, a proporção de obesos é de 15,5%; no Rio de Janeiro o percentual é de 16,5%; e no Distrito Federal os obesos representam 15% da população.
Pontos positivos
Se, por um lado, o avanço da obesidade preocupa, por outro, a queda do tabagismo é vista como um ponto positivo pelo Ministério. No mesmo levantamento, a taxa de fumantes ficou em 14,8% – é a primeira vez que o número cai para menos de 15%. O número de fumantes pesados – que fumam mais de 20 cigarros por dia – também caiu e está em 4,3%.
O governo também comemorou o crescimento do número de exames de mamografia feitos por mulheres com entre 50 e 69 anos de 2007 até agora.
“Na minha avaliação, tanto a questão do tabagismo quanto da mamografia mostram que o povo brasileiro adere sim às medidas de acesso à saúde”, apontou Padilha.
A alimentação dos alunos das escolas de Redes Públicas Estaduais 
Muitas crianças e adolescentes no Brasil andam comendo coisas não saudáveis e, por isso, acabam ficando obesas ou acima do peso ideal. Uma pesquisa feita na minha escola, E. E. Wallace Cockrane, em São Bernardo do Campo - SP, conta o que as crianças dessa escola andam comendo:

1- Você come carne com excesso de gordura?

SIM: 14 votos 
                                                        MAL RESULTADO!!!
NÃO: 11 votos

2- Você toma leite diariamente?

SIM: 15 votos
                                                        BOM RESULTADO!!!
NÃO: 10 votos

3- Você bebe refrigerante ou consome alimentos gordurosos cinco vezes por semana ou mais?

SIM: 16 votos
                                                        MAL RESULTADO!!!
NÃO: 9 votos

4- Você come cinco ou mais porções de fruta por semana?

SIM: 11 votos
                                                        MAL RESULTADO!!!
NÃO: 14 votos

5- Você come feijão todos os dias?

SIM: 21 votos
                                                        BOM RESULTADO!!!
NÃO: 5 votos

Ou seja, a maioria votou em SIM na primeira pergunta, o que é mal, porque excesso de gordura é perigoso para a saúde. Na segunda pergunta a maioria também votou SIM, o que é bom, porque o leite é importante para a nossa saúde. Na terceira questão a maioria votou em SIM, o que é um mal resultado, já que refrigerantes e gorduras cinco vezes por semana ou mais não são nada recomendados. Na quarta questão o resultado da maioria foi NÃO, o que também foi um mal resultado,porque frutas devem ser consumidas naquela quantidade que eu coloquei na pergunta proposta mesmo. Na quinta e última o resultado foi SIM e foi ótimo, porque muita gente votou em SIM e feijão deve ser consumido diariamente mesmo, por conter ferro e ser muito bom para a saúde.

Mas a maioria dos resultados foram ruins, então eu recomendo que esses alunos revejam sua alimentação e voltem outro dia para fazer outra entrevista!


Testes:


Meu Teste: Cuidar da sua Alimentação é a sua praia? 



Descubra fazendo o Teste!

Comer é bom, mas com moderação, menor quantidade no prato e maior qualidade. Você acha que segue tudo isso que eu falei em todas as postagens? Descubra!

1- Na Páscoa, você:

a) Chega naquele portal de ovos na Lojas Americanas (só um exemplo) e não consegue pegar um só, então acaba comprando dois
b) Sai catando seus ovos preferidos e acaba com seis na mão
c) Pega um ovo que gosta muito, porque uma vez no ano chocolate não vai fazer tanto mal

2- O refeitório está servindo comida não muito saudável (o que nunca vai acontecer, mas se acontecesse), você:

a) Resolve trazer um lanche mais saudável de casa
b) Pula de alegria porque vai comer doce e fritura
c)Fica com raiva porque não pode repetir

3- Sua mãe faz sopa de legumes. Sua reação é:

a) Falar só para ela tirar o repolho que você não gosta
b) Falar que prefere morrer de fome que comer legumes
c) Ficar super contente, pois adora sopa

4- Quando seu armário tá cheio logo após a despesa mensal, o que você faz?

a) Come um bombom aqui, outra bolacha ali e vai economizando para ter reserva o mês inteiro
b) No primeiro dia já come dois pacotes de bolacha e um de salgadinho.
c) Só come um chocolatinho por semana

5- O que tem no seu armário de estoque de doces?

a) Três pacotes de bolacha, uma caixa de bombons e dois pacotes de salgadinho
b) Um pacote de bolacha que não acaba antes do fim do mês
c) Está vazio porque eu já comi tudo

6- Numa festa de aniversário, na hora de comer, você visa em:

a) comer um pouquinho de tudo, não exageradamente
b) Come um pedaço de bolo e dois brigadeiros
c) É o primeiro a atacar quatro pedaços de bolo, perdeu a conta do número de brigadeiros, e um monte de tudo o que vier pela frente

7- Em que ocasião você costuma comer demais?

a) Festas de aniversário
b) Nunca como mais que o normal
c) Em qualquer lugar e qualquer hora. Não precisa de ocasião especial

8- O que é melhor: doces, frituras ou refrigerantes?

a) Nenhum deles
b) Doces 
c) Os três! Eu amo e como sempre, todos os dias!


9- Quando seu amigo te oferece um pedaço do lanche dele e você já comeu o necessário, você fala:

a) "Eu quero!" e engole tudo sem mastigar
b) "Ah, sim, por favor" e come só um pedacinho para não fazer desfeita
c) "Não, obrigado, eu já comi o suficiente" e não aceita

10- Você come frutas?

a) Claro! Todo dia
b) Sim. Duas vezes por semana ou mais
c) Provei uma vez na escola 

Tabela de Pontos:

Pergunta 1 - Se você respondeu:

a) 1 ponto     
b) 0 ponto     
c) 2 pontos

Pergunta 2 - Se você respondeu: 

a) 2 pontos   
b) 1 ponto     
c) 0 ponto

Pergunta 3 - Se você respondeu:

a) 1 ponto     
b) 0 ponto     
c) 2 pontos

Pergunta 4 - Se você respondeu:

a) 1 ponto     
b) 0 ponto     
c) 2 pontos

Pergunta 5 - Se você respondeu:

a) 1 ponto     
b) 2 pontos    
c) 0 ponto

Pergunta 6 - Se você respondeu: 

a) 1 ponto
b) 2 pontos
c) 0 ponto

Pergunta 7 - Se você respondeu:

a) 1 ponto
b) 2 pontos
c)0 ponto

Pergunta 8 - Se você respondeu:

a) 2 pontos
b) 1 ponto
c) 0 ponto

Pergunta 9 - Se você respondeu:

a) 0 ponto
b) 1 ponto
c) 2 pontos

Pergunta 10 - Se você respondeu:

a) 2 pontos
b) 1 ponto
c) 0 ponto

Resultado:

Se você marcou entre 0 e 3 pontos

Putz, você é mesmo um ingeridor das popularmente conhecidas porcarias! Come mais do que aguenta, não sabe nem o que é legume e se não é obeso é porque tem problema para engordar (assim como eu). ALERTA VERMELHO!!! Tome cuidado! Comece a se alimentar melhor (essa postagem vai te ajudar) e não saia comendo tudo o que vê. Isso pode te causar diabetes, colesterol, entre outros males, além de um armário sem nada para beliscar o resto do mês.

Se você marcou entre 4 e 7 pontos

Você sabe o que é fruta, mas não abre mão de um docinho ou outro. Faz parte da vida e é bom mesmo balancear o cardápio. E a Pirâmide Alimentar mesma fala que não é proibido doces, só devemos comê-los poucas vezes. Procure informar-se mais aqui nesta postagem sobre Alimentação e continue assim!

Se você marcou entre 8 e 10 pontos

Nossa!!! Você já provou alguma vez fritas ou uma coca? Você é o rei (ou rainha) da Alimentação Saudável e nunca come alimentos prejudiciais. É muito bom porque nunca você vai estar com uns quilinhos a mais, nem com doenças... Mas, vá com calma! A gente também não pode deixar de comer um docinho aqui e ali. Pois, de vez em quando, alimentos do topo da pirâmide não fazem mal! Se estão na Pirâmide, então são alimentos como qualquer um dos outros e devem SIM ser ingeridos. 

Teste Online: Nutrição 
A escolha pelos alimentos que compõem sua dieta desempenha papel fundamental na promoção e manutenção da saúde. Com o objetivo de sensibilizá-lo a ter uma alimentação saudável, fazendo escolhas mais adequadas, o SESI-SP convida a testar sua alimentação.
 Instruções:- Indicado para pessoas entre 20 e 60 anos.
- Se você ficar em dúvida entre duas ou mais repostas escolha a que é mais frequente no seu dia a dia.
- Escolha só uma resposta.
- Responda o que você come e não o que você acha que é mais adequado.
 Faça o Teste
01 - Quantos copos de água você bebe por dia?
a)  Menos de 4 copos
b)  8 copos ou mais
c)  4 a 5 copos
d)  6 a 8 copos

02 - Quantas refeições você faz por dia?
a)  1 ou 2
b)  3 ou 4
c)  5 ou 6

03 - Você consome doces com que frequencia?
a)  Raramente ou nunca
b)  Menos que 2 vezes por semana
c)  De 2 a 3 vezes por semana
d)  De 4 a 5 vezes por semana
e)  Todos os dias

04 - Você retira a gordura aparente de carnes/aves/peixes?
a)  Sim
b)  Não
c)  Não como carne vermelha ou frango

05 - Você consome frituras com que frequencia?
a)  Raramente ou nunca
b)  Todos os dias
c)  De 2 a 3 vezes por semana
d)  De 4 a 5 vezes por semana
e)  Menos que 2 vezes por semana

06 - Qual a quantidade de leite ou produtos lacteos você consome por dia?
a)  Não consumo leite, nem derivados
b)  3 ou mais copos de leite ou pedaços/fatias/porções
c)  2 copos de leite ou pedaços/fatias/porções
d)  1 ou menos copos de leite ou pedaços/fatias/porções

07 - Qual a quantidade de verduras e legumes que você consome por dia?
a)  Não como legumes, nem verduras todos os dias
b)  3 ou menos colheres de sopa
c)  4 a 5 colheres de sopa
d)  6 a 7 colheres de sopa
e)  8 ou mais colheres de sopa

08 - Qual a quantidade de frutas você consome por dia?
a)  Não como frutas, nem tomo suco de frutas natural todos os dias
b)  3 ou mais unidades/fatias/pedaços/copos de suco natural
c)  2 unidades/fatias/pedaços/copos de suco natural
d)  1 unidade/fatia/pedaço/copo de suco natural

09 - Você costuma colocar sal nos alimentos prontos (exceto saladas)?
a)  Sim
b)  Não

10 - Você costuma ler a informação nutricional nos rótulos dos alimentos?
a)  Nunca
b)  Quase nunca
c)  Algumas vezes, para alguns produtos
d)  Sempre ou quase sempre, para todos os produtos



Teste Online: Alimentação Saudável 

http://especiais.encontrocomfatimabernardes.tvg.globo.com/quiz-alimentacao-saudavel/

Teste Online: MetLife 

Seu dia a dia na medida certa!

Vivemos num mundo veloz, com excesso de obrigações e falta de tempo, e quem mais sofre com isso é o nosso organismo. Essa tem sido nossa principal motivação quando buscamos melhorar nossa qualidade de vida, especialmente para prevenir doenças e retardar o envelhecimento.
Essas duas conquistas, entretanto, têm seu preço: exigem alimentação equilibrada somada à prática de atividade física. Só assim podemos pretender uma vida mais saudável e duradoura.  
O exercício praticado de forma regular melhora diversos processos metabólicos, o que permite ao organismo utilizar mais e melhor todas as propriedades que os alimentos podem oferecer. Essas propriedades, como se sabe, são encontradas não somente nas vitaminas e nos minerais, mas também nas diversas substâncias antioxidantes presentes em alimentos como: suco de uva, azeite extravirgem, sementes de linhaça, oleaginosas, abacate e em outros frutos e legumes.
O alimento deixou de ser meramente uma fonte calórica, tornando-se numa fonte inesgotável de propriedades.
Você gostaria de testar seus conhecimentos sobre alimentação saudável?
Responda ao questionário a seguir, preparado pela nutricionista Kelly Fu Yu Chen e avalie como estão seus hábitos.
Entrevista que eu fiz na escola:


Você costuma Cuidar da sua Alimentação?

Pesquisa elaborada por Clarice Treml Gomes

Cuidar da saúde é superimportante, isso não tem como negar, mas será que falar é mais fácil do que fazer? Essa pesquisa elaborada por minha pessoa quer descobrir sua opinião a respeito de uma alimentação saudável e uma saúde melhor. Saí perguntando pelo pátio da minha escola e olha só algumas respostas que encontrei:

Entrevistada: Ketlyn Grais de Lima, 12 anos

Eu: Ei! Quer participar de uma entrevista sobre Alimentação Saudável? Todas as suas respostas serão postadas no meu blog! E aí? Aceita?
Ketlyn: Sim!!!

Eu: Você acha mais importante incentivar as crianças ou os pais delas a comer coisas mais saudáveis? Por quê?
Ketlyn: Os pais. Porque os pais dando o exemplo para as crianças fazerem igual e não comerem mal.

Eu: Você acha que as crianças de hoje em dia que estão acima do peso são as únicas culpadas por comer coisas não saudáveis? Ou os pais também têm culpa? Por quê?
Ketlyn: Os pais também são culpados, por não estarem dando o exemplo aos filhos.

Eu: Que incentivo o governo devia dar para que as crianças comam menos os alimentos do topo da Pirâmide Alimentar (doces, por exemplo)?
Ketlyn: Eu acho que o Governo devia dar alimentos mais saudáveis no lanches das crianças.

Eu: Para incentivar as crianças a gastar menos água, um projeto superbacana que funcionava no Estoril, trouxe alunos da escola municipal para uma grande aventura interativa no meio das árvores e ofereceu até um passeio de bote! A ideia era criar a história de um futuro próximo, onde a água não estava mais pura para uso e as crianças deviam ajudar os personagens da trama a salvar esse recurso. Isso ensinou a muitas crianças que são o futuro do mundo, a importância da água. Você acha que uma atividade interativa como essa chama a atenção da garotada? Será que uma atividade como essa com o tema Alimentação Saudável seria uma boa ideia para ajudar as crianças a comerem bem? Por quê?
Ketlyn: Chama a atenção, sim. Seria uma boa ideia, porque elas lembrariam dessa atividade na hora de escolher a comida, e melhorar a escolha dos seus cardápios.

Eu: Como funciona a Pirâmide Alimentar?
Ketlyn: Na ponta, que tem o menor espaço da Pirâmide e fica bem apertada, ficam os doces, refrigerantes, gorduras e frituras em geral. Isso significa que devemos comer menos deles. Descendo há as frutas, verduras e legumes, carnes, ovos, leguminosas e outros alimentos que devem ser consumidos cotidianamente, mas não em quantidade excessiva. Lá em baixo, na base e maior parte e espaçosa da Pirâmide, estão os carboidratos, pães, macarrões e outros alimentos do tipo. Isso significa que devemos comer menos deles.

Eu: Obrigada pela participação! E alimente-se bem, hein?
Ketlyn: Tá bom, rsrsrsrsrs!!!


Entrevistada: Lívia Cabral de Souza, 11 anos

Eu: Poderia me dar a honra de lhe entrevistar? O tema dessa entrevista é Alimentação Saudável e todas as suas respostas serão postadas no meu blog. E aí? Topa?
Lívia: Topo, fazer o quê? Rsrsrs.

Eu: Ovos de páscoa, bolachas, balas e chiclete. A que categoria esses alimentos pertencem: doces, frituras ou refrigerantes? Esses alimentos são saudáveis? O que o açúcar existente neles pode causar a saúde?
Lívia: A categoria Doces. Não são muito saudáveis. Podem causar diabetes.

Eu: A Páscoa é uma época perigosa para a saúde dos pequenos. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Lívia: Concordo. Porque na Páscoa todo mundo quer ingerir muito chocolate e outros doces e esses alimentos fazem muito mal.

Eu: Frutas, verduras e legumes são saudáveis ou não? Você costuma ingerir esses alimentos? Se sim, com que frequência?
Lívia: São saudáveis, sim. Costumo ingeri-los, sim. Uma vez por semana.

Eu: Em Nova York, Estados Unidos, o prefeito tentou impedir a venda de refrigerantes gigantes para as pessoas, já que o índice de obesidade e crianças acima do peso lá está altíssimo. Mas o juiz voltou atrás com a decisão e o prefeito pretende recorrer. Por que motivo (ou interesse) você acha que essa lei não foi aprovada? Você acha que refrigerantes em garrafas gigantes como as que existem lá são um exagero? Eles prejudicam a saúde?
Lívia: Porque senão os comerciantes não iriam mais ganhar dinheiro com a venda destes refrigerantes gigantes, Sim, são um exagero. Prejudicam.

Eu: Você acha que incentivo pode ajudar as crianças a comer melhor? Os pais também devem ser incentivados? Por quê?
Lívia: Incentivo pode ajudar. Também devem ser incentivados os pais. Porque assim as crianças vão querer fazer como eles e vão comer melhor.

Eu: Tchau! Valeu!
Lívia: Tchau!!!

Enquetes:


Enquete: Duas perguntas de cada entrevista que fiz na escola

Que medidas, em sua opinião, o governo devia tomar para combater o excesso de doces, refrigerantes e frituras e incentivar o consumo de alimentos saudáveis?


Nessa época de Páscoa, você acha que o consumo de doces e chocolates aumenta? Em sua opinião, isso faz bem a saúde? Por quê?

Batatas fritas, hambúrgueres, carnes gordurosas. A que categoria esses alimentos pertencem: frituras, doces, refrigerantes. Esses alimentos são bons para a saúde? Por quê?

Para incentivar as crianças a gastar menos água, um projeto superbacana que funcionava no Estoril, trouxe alunos da escola municipal para uma grande aventura interativa no meio das árvores e ofereceu até um passeio de bote! A ideia era criar a história de um futuro próximo, onde a água não estava mais pura para uso e as crianças deviam ajudar os personagens da trama a salvar esse recurso. Isso ensinou a muitas crianças que são o futuro do mundo, a importância da água. Você acha que uma atividade interativa como essa chama a atenção da garotada? Será que uma atividade como essa com o tema Alimentação Saudável seria uma boa ideia para ajudar as crianças a comerem bem? Por quê?

Em Nova York, Estados Unidos, o prefeito tentou impedir a venda de refrigerantes gigantes para as pessoas, já que o índice de obesidade e crianças acima do peso lá está altíssimo. Mas o juiz voltou atrás com a decisão e o prefeito pretende recorrer. Por que motivo (ou interesse) você acha que essa lei não foi aprovada? Você acha que refrigerantes em garrafas gigantes como as que existem lá são um exagero? Eles prejudicam a saúde?

Responda nos comentários!




Enquete: Você come bem?

Responda estas perguntas pelos comentários só com SIM ou NÃO:

1- Você costuma comer coisas muito gordurosas ou frituras?
2- Come doces mais de cinco vezes por semana?
3- Come verduras, frutas e legumes diariamente?
4- Bebe refrigerante mais de três vezes por semana?
5- Sempre tem reserva de doces ou salgadinhos em casa para comer depois?


Estatísticas sobrepeso e obesidade 

- No Brasil: segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças do país têm sobrepeso e metade delas é obesa. Cerca de 15.8% da população adulta é obesa e 48.5 % é acima do peso (sobrepeso) [fonte: Ministério da Saúde, 2011].

França: cerca de 33 % (20 milhões) dos franceses têm sobrepeso (com fortes disparidades entre o Norte e o Sul) e cerca de 10 % (6 milhões de pessoas) são obesas. (2006).

- Nos Estados-Unidos34% dos americanos são obesos, sendo cerca de 72 milhões de adultos,  33,3 % homens e 35,2 % mulheres (dados de  2005-2006). Segundo o estudo que comprovou estes dados e a cada dois anos analisa 4400 adultos, as pessoas que têm entre 40 e 59 anos têm mais riscos de chega à obesidade: 40 % dos homens deste grupo são obesos contra 28 % com idade entre 20 e 39 anos. Entre as mulheres, 41 % das mulheres com 40-59 anos são obesas.

A obesidade afeta cada vez mais as minorias: mais de uma mulher negra em cada duas é obesa (53 % com 40-59 anos), assim como em hispânicas (51 %), já nas mulheres brancas, 39 % são obesas. [fonte: ATS, 29 de novembro de 2007]


- No Canadá36% da população é obesa [fonte: ATS, 10 de novembro de 2007].

No mundo: Um grande estudo internacional lançado em fevereiro de 2011 mostrou que 10% dos adultos são obesos. São 500 milhões de pessoas. Em 2008: 9,8% dos homens e 13,8% das mulheres eram obesos.

Obesidade e sobrepeso no mundo (valor do BMI ou IMC) 



http://www.criasaude.com.br/N3145/doencas/estatisticas-sobrepeso-e-obesidade.html

Links originais:



http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/uma-em-cada-tres-criancas-esta-acima-do-peso-no-brasil.html

http://www.selecoes.com.br/obesidade_infantil_perigos_do_excesso_de_peso_em_crian%C3%A7as

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/04/quase-metade-da-populacao-esta-acima-do-peso-diz-saude.html

http://www.sesisp.org.br/home/2006/alimentacao/teste_alimentacao.asp

Então é isso aí. Gostou da postagem ou DAS postagens? Aprendeu alguma coisa? Comente seus resultados nos testes e compartilhe conosco! Aqui é o fim do tema Alimentação Saudável e agora vai tempo até eu resolver fazer postagens sobre este assunto de novo. Por isso se informe agora e aproveite essas postagens!!!! Até mais, no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na Sua Mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello, guys!

Gostaram da postagem? Não gostaram? Querem acrescentar alguma coisa?

Podem comentar, leio todos os comentários com muito carinho e respondo a todos :) Também visito todos os links de blogs deixados e sigo também, se me interessarem, hehe

Só que tenho algumas regras:

*Sem xingar ou insultar os leitores ou o administrador (no caso, eu)
*Sem spam, please
*Sem flood!
*Comentários apenas para divulgação de blogs serão excluídos. Deixe seu link, mas apenas se for comentar algo construtivo! (e que mostre que você realmente leu a postagem ¬¬)
*Sem divulgações de produtos ou sites dos mesmos (o que vale também como spam)
*E não encha o saco. Quer dizer, não insista em quebrar essas regras, pois seus comentários serão excluídos imediatamente e você será mandado para o canto mais escuro do Tártaro.

Podem comentar, seus fofos *--*