Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especial: É NATAL!!!

Oi, gente!

Vim trazer mais belos pontos turísticos do Brasil para vocês conhecerem:

Bento Gonçalves: Para quem curte a cultura italiana e um bom vinho, Bento Gonçalves é o destino certo. Capital brasileira do vinho, Bento atrai turistas do Brasil inteiro e é referência em organização de roteiros turísticos. A cidade é um dos mais belos e importantes roteiros da Serra Gaúcha. Paisagens repletas de parreirais e natureza exuberante fazem da cidade um lugar acolhedor.
Já na entrada da cidade, o visitante literalmente entra no “Mundo do Vinho”. No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. A Pipa Pórtico, construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade, substituindo a existente que era de madeira. Ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Posto de Informações Turísticas.

Locais para visitar não faltam em Bento Gonçalves. O centro possui vários pontos de visitação, como Igrejas, praças e monumentos. Para seguir em frente pela cidade, recomenda-se a escolha de um roteiro. São vários: Caminhos de Pedra; Maria Fumaça; Rota Cantinas Históricas; Caminhos Temperados; Tour Via del Vino; Turismo de Aventura; Vale do Rio das Antas; Vale dos Vinhedos e Vinhos de Pinto Bandeira. Aqui vamos mostrar um pouco do roteiro ‘Caminhos de Pedra’.

Caminhos de Pedra - O Roteiro: A história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes, assim poderia ser definido o roteiro Caminhos de Pedra. Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul (Lei 13.177/09), o roteiro com 12km de extensão resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos.
Vinícola Salvati & Sirena: Funciona num prédio em formato octogonal, inaugurada em 2003 e desde então, o atendimento é realizado por membros da família oferendo ao visitante degustação e comercialização de vinhos finos varietais como merlot, tanat, etc, e de uvas rústicas resgatadas como: peverella, goeth e barbera, além do saboroso suco de uva. A Vinícola dispõe também de restaurante em ambiente climatizado onde é servido jantar com cardápio típico italiano mediante agendamento prévio para grupos de, ao menos 40 pessoas.

Cantina Strapazzon: Casa totalmente em pedra irregular construída por volta de 1878. Possui as características das casas de pedra da primeira geração de imigrantes tendo sido adaptada posteriormente para a função de cantina (local onde se faz e armazena o vinho), a partir da construção da nova residência em alvenaria, mais próxima da estrada. Foi cenário, em 1995, de algumas cenas do filme “O Quatrilho”. No local, desde 1992, são acolhidos os visitantes e explica-se todo o processo de elaboração do vinho. No local, o visitante pode degustar e adquirir produtos coloniais como: pão, queijo, salame, copa, vinhos, graspa, suco de uva etc.

Casa da Ovelha: Prédio em madeira, construído em 1917, restaurado pelos proprietários para abrigar a Casa da Ovelha. No salão principal casarão hoje são recepcionados os visitantes da Casa da Ovelha. No porão/varejo pode-se degustar queijos, iogurtes, doces de leite e demais derivados de leite de ovelha. Um atrativo a parte é a demonstração com cães pastores (border colie) no manejo do rebanho de ovelhas.

Restaurante Nona Ludia: A casa foi construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua. Foi adquirida da família Mancaluzzi pela família Bertarello, por volta de 1925, e rebocada em 1930, ficando totalmente descaracteriza por mais de 60 anos. Em 1994 readquiriu a beleza original sendo a primeira casa restaurada pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra com recursos do Hotel Dall’Onder. Atualmente é propriedade de Hari Bertarello, e abriga restaurante típico colonial italiano dirigido pela família Cantelli. Ao lado da casa destaca-se a enorme Maria Mole (ou Umbu) sob seu tronco e raízes forma uma pequena gruta que foi utilizada como abrigo provisório pelos primeiros imigrantes.

Casa da Erva-Mate: Construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello, a casa é exemplo de um processo de aculturação. No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques movidos á roda d’água. No varejo, que funciona no porão da residência da família Ferrari, é explicado ao visitante todo o ritual da preparação do tradicional chimarrão gaúcho seguido de degustação do mesmo.

Atualmente a Associação do Roteiro “Caminhos de Pedra” conta com mais de uma centena de associados e está recebendo uma visitação média anual de 60.000 turistas. O roteiro está em expansão e já possui 15 pontos para visitação e 56 pontos de observação externa.

São Joaquim: Localizada na serra catarinense, São Joaquim é famosa por ser a cidade mais fria do Brasil. Basta que a previsão do tempo indique possibilidade de neve, para que visitantes de todos os cantos comecem a chegar à cidade. Apesar de ser um fenômeno escasso no país, construir bonecos de neve no Brasil é possível sim, principalmente nos meses de junho, julho e agosto.

Distante 194 km da capital Florianópolis, São Joaquim também é muito visitada no início do ano, não pelo frio, mas pela colheita da maçã, principal atividade econômica da cidade. Ao circular pelas estradas de terra no interior do município é comum ver pequenas plantações de macieiras ao lado das casas simples dos fruticultores.


Além de saborear a deliciosa fruta do início do ano e de curtir o frio no inverno, você pode passear pela cidade e conhecer os diversos pontos turísticos espalhados pela pacata São Joaquim, com seus apenas 24 mil habitantes.

Monumento Manoel Joaquim Pinto: Escultura em madeira e pedras, foi idealizado e feito pelo escultor Élson Outuki. O Monumento Manoel Joaquim Pinto conta a saga dos tropeiros que desbravaram São Joaquim. Está localizado ao lado da Prefeitura Municipal de São Joaquim.

Igreja Matriz São Joaquim: Localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazida de carro-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas feitas por Elson Kiyotaka Outuki e Nelson Matias de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da igreja.

Praça João Ribeiro: A Praça João Ribeiro está localizada em frente a Igreja Matriz São Joaquim. As árvores que congelam no inverno, transformam a praça em um bosque de gelo e Conjunto de Chafarizes que é uma experiência nova e única. Durante o dia, acalma e desperta a curiosidade no tradicional lago que congela nas noites frias de inverno. Já a noite, emociona com o conjunto de luzes que reflete o espírito acolhedor da cidade de São Joaquim.

Museu de Artes de São Joaquim: Acervo com obras de importantes artistas catarinenses, como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke e Suzana Scóss Bianchini.

Mirante das Araucárias: Proporciona visão panorâmica de um campo de araucárias com até 50 metros de altura. É um bom lugar para piqueniques em família. Está na SC-438, na saída de São Joaquim em direção a Lages, 200 metros após o portal de São Joaquim.

Recife: A cidade de Recife é a capital do estado de Pernambuco e a porta de entrada para as mais belas praias do estado. Muitos turistas desembarcam todos os anos no aeroporto de Recife em busca de lazer e conforto nas belas praias que o estado de Pernambuco possui.
Mas nem só de praia vive a cidade de Recife, confira abaixo os principais pontos turísticos da cidade:

Carnaval: A cidade possui o maior bloco carnavalesdo do mundo, o Galo da Madrugada, que conta com mais de 2 milhões de integrantes. Mais gente que a população da cidade!

Praia: A cidade de Recife foi muito bem servida pela natureza no que se refere a questão de praias. Dentre as principais praias, e que mais atraem turistas, estão as praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa.

Igreja do Carmo: Construída em 1717, a igreja ainda encontra-se erguida e muito bonita. Contém uma imagem em tamanho real de Nossa Senhora do Carmo no seu interior. Além da pinacoteca no anexo da igreja, com pinturas do século XVIII.

Palácio Campo das Princesas: O prédio de 3 pavimentos foi construído em 1841 pelo Conde da Boa Vista. Recebeu esse nome por causa da visita à cidade de Recife feita pelo imperador Dom Pedro II e sua esposa em 1859. O nome é em homenagem às filhas do casal. O interior ainda possui cadeiras, sofás e poltronas à Luís XVI.

Foz do Iguaçu: A cidade de Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais recebem visitantes no Brasil todos os anos. Ela possui muitas belezas naturais,e outras construídas pelo homem. Veja as principais abaixo:

Parque Nacional do Iguaçu: Um dos ais belos cenários brasileiros, o Parque Nacional do Iguaçu foi tombado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Dentre as atrações do parque, está uma vasta e preservada fleresta de mata pluvial e mata arauária. Além das Cataratas do Iguaçu e uma fauna e flora muito diversificados.

Cataratas do Iguaçu: Localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu, as cataratas são o principal ponto turístico da cidade e um dos principais atrativos turísticos do estado do Paraná. Suas quedas de águas encantas do visitantes pela espuma que a água faz quando bate nas pedras das quedas.

O número de quedas pode variar de 150 a 300, de acordo com a vazão do rio, e as maiores quedas chegam a ter até 72 metros de altura.

Usina de Itaipu: Uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Usina de Itaipu é de extrema importância para o estado do Paraná e para o Brasil. Ela recebe visitantes do mundo inteiro e a sua construção, de tão grandiosa e impressionantes, virou até documentário no canal de TV por assinatura National Geografic.

Marco das Três Fronteiras: Um obelisco feito com pedra e cimento e pintado com as cores do 3 países cujas fronteiras se unem nesse marco, Brasil Argentina e Paraguai. Ele recebe muitos visitantes justamente por ser uma divisa tripa, onde apenas dando a volta no obelisco, você consegue passear por 3 países diferentes.

Ponte da Amizade: Famosa ponte de une o Brasil ao Paraguai. Nela passam todos os dias muitos carros e ônibus de excursões para o Paraguai vindos do Brasil e voltando para o Brasil. Ela é famosa pois muitas pessoas utilizam a ponte para chegar até o paraguai e fazer compras de produtos com preços mais baixos.

Salvador: A cidade de Salvador possui muitos pontos turísticos e atrai milhares de visitantes todos os meses. Veja alguns dos principais pontos turísticos:

Parque Dique do Tororó: O dique era uma construção dos holandeses que habitaram Salvador a partir de 1624. Esteve por décadas abandonado, mas foi reurbanizado em 1998. O Dique de Tororó é o único manancial natural de Salvador tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que possui uma lagoa de 110 mil metros cúbicos de água.

Além da lagoa, o local tem pista de cooper, raias para a prática de remo, deques para a pesca, píers para pequenas embarcações, equipamentos de esportes e ginástica, playgrounds, além do Centro de Atividades e da Praça de Eventos. O centro possui restaurantes e estacionamento com 150 vagas.

Na praça há um palco flutuante para a realização de shows e espetáculos. No meio da lagoa, um conjunto arquitetônico de esculturas de diversos orixás complementam a beleza da região e marcam a religiosidade da cidade. A revitalização do Dique foi feita em 1998, tornando o local marco de beleza da cidade.  


Elevador Lacerda: O Elevador Lacerda foi originalmente contruído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda em 1873 e seu era Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Mais tarde ele foi rebatizado para Elevador Lacerda em homenagem ao seu construtor. Ele recebeu uma grande reforma no ano de 1930, quando ganhou uma ponte e uma nova torre.

Além de um belo ponto turístico na cidade, ele é importante pois liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Ilha dos Frades: É uma Reserva Ecológica e conta com 15 praias com águas tranquilas e limpas. Também é possível fazer trilhas ecológicas pela Mata Atlantica da ilha e contemplar a natureza nessa bela ilha. Dentre as atrações da Mata Atlântica na ilha estão muitos exemplares de Pau-Brasil, a árvore que deu origem ao nome do nosso país.

Reza a lenda que o nome Ilha dos Frades foi dado porque dois frades foram mortos pelos Tupinambás, quando os frades chegaram na ilha para tentar catequizá-los.

Na próxima postagem você vai conferir as belezas de Ilha da Madeira, Belo Horizonte, Bonito, Gramado e Manaus. Então, até mais no nosso blog:

Dj Clarissia - Mundo da Informação, a Informação do Mundo, na sua mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello, guys!

Gostaram da postagem? Não gostaram? Querem acrescentar alguma coisa?

Podem comentar, leio todos os comentários com muito carinho e respondo a todos :) Também visito todos os links de blogs deixados e sigo também, se me interessarem, hehe

Só que tenho algumas regras:

*Sem xingar ou insultar os leitores ou o administrador (no caso, eu)
*Sem spam, please
*Sem flood!
*Comentários apenas para divulgação de blogs serão excluídos. Deixe seu link, mas apenas se for comentar algo construtivo! (e que mostre que você realmente leu a postagem ¬¬)
*Sem divulgações de produtos ou sites dos mesmos (o que vale também como spam)
*E não encha o saco. Quer dizer, não insista em quebrar essas regras, pois seus comentários serão excluídos imediatamente e você será mandado para o canto mais escuro do Tártaro.

Podem comentar, seus fofos *--*